Como tranquilizar um novo gatinho escondido

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gatinho branco escondido debaixo de um sofá floral

Não se preocupe se o seu novo gatinho não sair do esconderijo; esse comportamento pode ser um mecanismo de enfrentamento para um animal de estimação assustado ou ansioso. Estejam eles escondidos debaixo da cama, atrás do sofá ou em algum outro lugar da sua casa, entender os motivos por trás do esconderijo pode ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de confortar e tranquilizar seu amigo peludo.





Lidando com um gatinho que não sai do esconderijo

Embora você possa se sentir o único entusiasta felino que já enfrentou esse problema, você realmente não está sozinho. A maioria das pessoas já passou pelo mesmo cenário ao lidar com um gatinho. Assim que você virar as costas, o gatinho se dividirá em partes desconhecidas e você poderá passar dias sem vê-lo.

Artigos relacionados

É certo que a situação pode deixá-lo frustrado e um pouco como um fracasso, mas o comportamento do seu gatinho na verdade tem menos a ver com o seu apelo pessoal do que você imagina. Vamos examinar mais de perto a situação de algumas perspectivas diferentes.



Lidando com um novo animal de estimação

Trazendo para casa um novo gatinho pode ser uma experiência maravilhosa, especialmente quando você e seu novo pupilo se conhecerem melhor. No entanto, a personalidade de cada gatinho é única e nunca se pode prever como um indivíduo reagirá ao novo ambiente.

Alguns gatinhos são bastante ousados ​​e começarão a reivindicar a sua casa como seu território a partir do momento em que pisam pela porta. Isso pode até incluir apresentar-se ao seu outros animais de estimação residentes de uma forma menos que gentil. Por outro lado, alguns gatinhos ficam muito cautelosos ao entrar em um novo território, e ainda mais quando já existem outros animais de estimação na residência.



Em situações como estas, muitos gatinhos novos procurarão imediatamente recantos pequenos e afastados para se esconderem. Infelizmente, a menos que você veja seu animal de estimação entrando no esconderijo escolhido, você pode não ter ideia de para onde ele foi. Você também pode não vê-los novamente por dias, mas tenha certeza de que, com tempo e paciência suficientes, eles eventualmente surgirão em sua presença.

Dicas para evitar que um novo gatinho se esconda

Gatinho adotado

Aqui estão algumas dicas a serem seguidas sempre que você trouxer um novo gatinho para casa.

  • Antes de abrir a transportadora e deixar seu gatinho solto dentro de casa, certifique-se de que o ambiente é seguro. Feche todas as portas que dão para o exterior ou para salas potencialmente inseguras, como a garagem ou o espaço para rastejar.
  • Se possível, confine seu gatinho em um cômodo pequeno com fácil acesso à caixa sanitária, comida e água durante os primeiros dias. Isto dar-lhes-á tempo para se habituarem a um ambiente silencioso à medida que se habituam aos níveis de ruído típicos da sua casa. Isso também ajuda treinamento de caixa de areia para começar bem.
  • Antes de fazer qualquer outra coisa, apresente ao seu gatinho a localização do seu caixa de areia e pratos de comida. Dessa forma, se acontecer de seu gatinho desaparecer, ele saberá aonde ir para cuidar dos negócios depois que todos tiverem ido para a cama.
  • Se o seu gatinho se esconder em sua casa, não tente arrastá-lo para fora do esconderijo. Na verdade, isso pode perturbá-los mais do que o necessário e eles provavelmente desaparecerão novamente na próxima oportunidade.
  • Em vez disso, cuide da sua vida, falando calmamente consigo mesmo. Isso dará ao seu gatinho a chance de se acostumar com a sua voz e também com a sua 'vibração'.
  • Fique atento aos sinais que seu gatinho saiu quando não havia ninguém por perto. Você pode descobrir que a caixa sanitária foi usada ou que os níveis nas tigelas de comida estão mais baixos do que eram.

Se proporcionar um ambiente calmo e não ameaçador, o seu gatinho deverá gradualmente começar a sair do esconderijo com mais frequência e por períodos mais longos, eventualmente assumindo o seu lugar na hierarquia familiar.



Se eles continuarem a se esconder

Gatinho em caixa de papelão em casa

Você foi paciente e fez tudo corretamente, mas o gatinho ainda se esconde. O que deve ser feito? Muitas vezes isso acontece. A chave para o sucesso é construir a confiança do gato e usar seu senso natural de curiosidade para distraí-lo e tirá-lo do esconderijo. O Liga de Proteção de Gatos faz algumas sugestões sobre como fazer isso:

    Passe algum tempo na companhia deles: Sim, você já faz isso, mas você faz isso deitado no chão? As pessoas são gigantes para gatos e gatinhos, então torne-se menos ameaçador deitando-se no chão. Isso torna você menos imponente para eles investigarem. Não olhe diretamente para eles: Um olhar direto é um desafio para uma luta. Por mais que você esteja obcecado com a nova adição, evite olhar fixamente. Em vez disso, vire a cabeça para o lado e observe com o canto do olho. Torne-se super irresistível: Encontre o mais saboroso, o mais delicioso e o mais irresistível guloseimas para gatos você pode encontrar. Enquanto estiver deitado no chão, com a cabeça voltada para o lado, jogue uma ou duas guloseimas perto do gato. Agora feche os olhos e tire uma soneca. A ideia é não reagir de forma alguma caso eles se aventurem para pegar a guloseima. Isso aumentará sua confiança. À medida que eles ficam mais ousados ​​e surgem com mais frequência, reduza gradualmente a distância em que você joga a guloseima. Eventualmente, você poderá colocar uma guloseima na palma da mão e pedir que eles a peguem. Use apertos de mão perfumados: Para aqueles momentos em que você não pode ficar com eles, coloque uma peça de roupa na cama deles ou esconda-se. Isso os ajuda a se acostumar com o seu cheiro e a aceitá-lo. Aumente a aposta com feromônios: Feliway é um feromônio sintético para gatos, que envia uma mensagem odorífera informando ao gato que ele está seguro. Borrife suas mãos e roupas com Spray Feliway , para se tornar o encantador de gatos e use um difusor Feliway plug-in perto da cama.

Saiba que alguns gatos exigem uma paciência infinita. Alguns gatos ficam tão ansiosos ou com medo que levam semanas, meses ou anos para conquistá-los... mas você chegará lá eventualmente.

O gato que começa a se esconder

Escondido de gatinho

Se o seu gato normalmente sociável começar a se esconder, a primeira coisa a fazer é perguntar-se: 'Por quê?' Provavelmente, eles se sentem ameaçados, assustados ou ansiosos e obedecem ao seu instinto natural de ir para o chão. Em vez de forçá-los a sair do esconderijo, seja um detetive e procure pistas sobre o que mudou em seu mundo. Pode ser que um vira-lata tenha invadido o espaço deles, você pode estar em obras de reforma, construção lá fora ou eles não gostam do novo cachorro.

A ocultação gradual ou repentina também pode ser um indicação de doença em gatos. Um gato que não se sente bem não se aventurará a sair com tanta frequência e poderá esconder-se em locais confortáveis, longe dos outros. Mesmo que seu gato não pareça doente, uma visita ao veterinário pode revelar quaisquer doenças ocultas ou lhe dar a tranquilidade de saber que seu amigo está bem.

Planeta Animal sugere que, depois de identificar a causa da ocultação, pense na melhor forma de corrigi-la. Isto pode exigir um pensamento lateral, como confinar o gato a um quarto com casa de banho completa, até que a obra esteja concluída. No entanto, uma coisa é certa: nunca os force a sair do esconderijo. Na verdade, o oposto é verdadeiro. Tente fornecer-lhes esconderijos extras ( caixas de papelão vazias funcionam bem) em cada quarto. Os gatos gostam de empoleirar-se, por isso árvores de gato com patamares cobertos pode servir como um excelente ponto de vista para ver toda a sala. Então será mais provável que se aventurem novamente, sabendo que nunca estarão longe da segurança.

Socializando um gato de rua

Mão de gato farejando

Socializando um gato de rua ou gato selvagem costuma ser mais difícil do que fazer amizade com um gatinho que já está acostumado a conviver com pessoas. Se acontecer de você encontrar um vira-lata escondido embaixo da sua varanda, nos arbustos ou fixando residência na sua garagem, é muito importante que você não tente tirar o animal do esconderijo. É provável que isso faça com que eles tenham mais medo de você. É mais produtivo conquistar a confiança do gatinho em etapas, até que você consiga convencê-lo de que você só tem a melhor das intenções.

  • Comece colocando comida e água perto do esconderijo.
  • Certifique-se de falar suavemente com eles ao fazer isso e sempre que passar pela localização deles.
  • Eventualmente, você deverá ser capaz de permanecer à vista deles quando eles vierem lavar a louça.
  • Tente diminuir um pouco a distância a cada dia até estar ao alcance do braço do gatinho quando ele janta.
  • Quando você estiver dentro dessa faixa, comece trazendo uma guloseima especialmente tentadora, como uma sardinha. Se você tiver sorte, poderá conseguir aproximar o gatinho um pouco mais, mesmo que tenha que deixar cair a guloseima no chão para convencê-lo a aceitá-la.
  • Se tudo correr como planejado, o gatinho eventualmente estará disposto a pegar a guloseima da sua mão. Se você for lento e gentil, poderá tocar brevemente no gatinho neste momento.
  • Continue neste caminho até que o gatinho permita que você o acaricie livremente. Assim que puder, o gatinho provavelmente irá parar de se esconder e procurar sua companhia por vontade própria.
  • Gatinhos vadios podem transmitir doenças, por isso é uma boa ideia proteger você e qualquer outro animal de estimação até que o gatinho vá ao veterinário.
  • Assim que eles confiarem em você, leve-os para um exame de bem-estar e para serem esterilizados ou castrados. Mesmo que você não possa manter o gato de rua dentro de casa como animal de estimação, esterilizá-lo ajudará a reduzir a população de moradores de rua. Muitos Armadilha, Neutro, Liberação (TNR) cuidarão dos custos para que você não precise fazê-lo.

Tempo e paciência

É um instinto natural do gato se esconder quando está ansioso. No entanto, não existem atalhos e forçá-los a deixar um santuário só irá traumatizá-los. Siga as dicas acima, seja paciente e, eventualmente, você conquistará a confiança deles. O resultado final é um lindo relacionamento com o seu amigo peludo baseado na confiança e compreensão mútuas: uma coisa maravilhosa pela qual vale a pena esperar.

Tópicos relacionados 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos 10 raças de gatos únicas que provam ser diferentes e lindas 10 raças de gatos únicas que provam ser diferentes e lindas

Calculadora Caloria