Sintomas comuns de micose em gatos e como mantê-los sob controle

Os Melhores Nomes Para Crianças

Exame veterinário de pele de gato e problema de pele

Se a pelagem do seu gato estiver opaca e ele estiver perdendo cabelo em manchas circulares, é uma boa ideia aprender sobre os sintomas da micose em gatos. Esta condição não é um verme real, mas sim um fungo que pode se espalhar para outros animais e humanos em sua casa. Compreender como detectar esta infecção e tratá-la de forma eficaz pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu gato, sua aparência e prevenir a transmissão para outras pessoas.





Sinais de micose em gatos

As condições de pele em gatos podem apresentar-se de forma muito semelhante, por isso é importante aprender a diferenciar a micose de outras doenças. Gatos que sofrem do fungo micose são atormentados por lesões esporádicas de queda de cabelo circular, e essas lesões tendem a parecer ligeiramente irritadas e escamosas. Às vezes, o centro do “anel” contém uma pústula e o animal também pode parecer gorduroso.

Artigos relacionados Gato doente com micose

Junto com esses anéis reveladores, os sinais acompanhantes de infecção por micose podem incluir o seguinte.



  • Cabelo quebradiço/quebrado
  • Caspa extrema
  • Calvície
  • Camas ungueais crocantes
  • A eliminação excessiva, muitas vezes levando a um aumento bolas de pelo
  • Prurido/automutilação
  • Acne no queixo
  • Úlceras na boca

A maioria das lesões de micose são inicialmente encontradas ao redor da cabeça, orelhas e regiões da cauda do gato, mas uma infecção prolongada pode se espalhar e resultar em lesões por todo o corpo do animal. Também é possível que o fungo penetre nos canais auditivos de um gato, causando infecções crônicas de ouvido.

o que combina bem com coroa de maçã real

O que é micose?

Apenas a própria palavra 'micose' pode deixar algumas pessoas em pânico, mas a maioria não entende realmente o que é esse organismo. Embora algumas pessoas acreditem que é um verme, semelhante a outros vermes que animais de estimação e as pessoas podem ser suscetíveis para, micose é na verdade o nome comum para um grupo de espécies de fungos.



Micose microsporum canis

Deste grupo, Cão micrósporos é a causa mais comum de infecção por micose em animais de estimação e pessoas. Sim – a infecção é igualmente transmissível entre cães, gatos e humanos. Então, a próxima pergunta é: como contraímos uma infecção por micose?

Transmissão de micose

A micose em gatos é normalmente contraída através do contato entre gatos, mas também pode ser contraída em equipamentos de higiene e alojamentos compartilhados. Os esporos da micose podem ser eliminados em qualquer lugar do ambiente, por isso são fáceis de serem detectados. Esse fungo parece preferir climas quentes e úmidos, mas como pode durar até 18 meses no ambiente, é possível contrair micose em quase qualquer época do ano.

Felizmente, um sistema imunológico forte geralmente é suficiente para evitar uma infecção completa em muitos casos. No entanto, os gatos que sofrem de leucemia felina ou vírus da imunodeficiência felina correm maior risco de contrair o fungo devido ao seu sistema imunológico suprimido.



Como diagnosticar micose

A maioria dos casos de micose em gatos pode ser diagnosticada a partir de lesões reveladoras. No entanto, o fungo às vezes pode parecer fluorescente quando visto sob luz negra. Os métodos mais comuns de diagnóstico incluem o seguinte.

  • Exame visual das lesões.
  • Exame sob luz ultravioleta para avaliar se a área apresenta fluorescência.
  • Um exame microscópico dos fios de cabelo arrancados da borda do anel, que pode revelar o fungo incrustado nas hastes.
  • Uma amostra de uma das lesões crostosas pode ser cultivada para revelar o crescimento de fungos.

Diagnóstico incorreto de micose na cauda de um gato

Um local muito comum para a micose é o rabo do gato. No entanto, a calvície neste local pode ser confundida com outras doenças. Alguns donos de gatos podem temer que a perda de cabelo na cauda seja causada por excesso de limpeza, alergias, problemas nas glândulas anais, desequilíbrio hormonal ou trauma na cauda (como prendê-la em uma porta ou poltrona reclinável). Mas muitas vezes, isso é na verdade micose. Da mesma forma, a perda de cabelo ou crostas nas têmporas podem parecer uma série de doenças de pele diferentes. É importante descartar micose nesses casos.

Opções de tratamento

Se você suspeita que seu gato tem micose ou recebeu um diagnóstico do seu veterinário, existem algumas abordagens diferentes para o tratamento.

Pomada Tópica

Em alguns casos, uma infecção menos avançada por micose pode ser tratada raspando os pelos das áreas afetadas e aplicando um creme antifúngico, como o Miconazol. Use apenas uma pomada no seu gato prescrita pelo seu veterinário. É importante evitar que os gatos lambam a pomada, por isso pode ser necessária uma casquinha. Em raças de gatos de pêlo comprido, alguns veterinários recomendam raspar completamente o gato para erradicar o fungo na haste do cabelo e revelar lesões ocultas que podem então ser tratadas.

Veterinário verificando pele de gatos em busca de micose

Banhos ou mergulhos especiais

Um método comum usado em abrigos e hospitais veterinários é um imersão em enxofre e cal . Esta solução interrompe o crescimento e a propagação da micose, mas pode ser cáustica se entrar em contato com os olhos ou a boca do gato. Existem diretrizes rígidas para banhos de cal e enxofre para garantir que funcionem de maneira eficaz e para manter o gato seguro. Como o nome indica, a solução cheira terrivelmente a enxofre e tingirá qualquer parte clara do pelo do seu gato de amarelo brilhante.

Medicação Oral

Às vezes, medicamentos antifúngicos orais, como o cetoconazol, também são usados ​​para curar uma infecção por micose, mas esse tratamento geralmente é reservado para infecções mais graves porque os medicamentos usados ​​apresentam risco de toxicidade.

Prevenção de infecções por micose

Evitar um caso de micose é certamente mais fácil do que tratá-lo, e existem medidas de proteção que você pode tomar para reduzir as chances de você e seu animal de estimação serem infectados.

  • Mantenha seu gato dentro de casa e longe de gatos de rua e cães.
  • Mantenha o seu ambiente, e principalmente a roupa de cama do seu gato, bem limpo.
  • Antes de trazer para casa um gato ou gatinho adotado, peça ao seu veterinário para examiná-lo e possivelmente testar o animal para ver se há micose.
  • Se comprar um animal de estimação em um gatil comercial, tente visitar um gatil fechado que não permita a entrada de outros animais de estimação no prédio.

Esteja atento para pegar micose em gatos cedo

A micose não é uma sentença de morte, mas pode se tornar um problema crônico que prejudica gravemente a qualidade de vida do seu gato. Ao escovar seu gato semanalmente, reserve um momento para examinar o pelo em busca dos primeiros sinais de lesões na pele. Se você encontrar algo que pareça suspeito, entre em contato com seu veterinário imediatamente.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca

Calculadora Caloria