Inteligência de répteis: habilidades cognitivas de animais de estimação de sangue frio

Os Melhores Nomes Para Crianças

Cobra do milho enrolada na mão de uma mulher

Os répteis não são necessariamente considerados “inteligentes” em comparação com animais de estimação mais comuns, como cães e gatos. Parte disso pode ser devido ao fato de os répteis terem diferentes tipos de personalidades e níveis de afeto pelos humanos, ao contrário dos animais que se acredita serem mais sociais. No entanto, as evidências sugerem que os répteis são criaturas incrivelmente inteligentes, por isso, se você está se perguntando se pode treinar seu lagarto ou cobra de estimação, a resposta é um sonoro 'Sim!'





Os répteis são inteligentes?

Por muito tempo, houve poucas pesquisas sérias sobre a cognição dos répteis. Dra. Jennifer Coates, DVM , que atua no conselho consultivo do Vida de animal de estimação hoje , afirma: 'A inteligência dos répteis não foi bem estudada, provavelmente porque foi simplesmente assumido que, por serem bastante 'primitivos', eles simplesmente não podem ser tão inteligentes. Mas a nossa compreensão da inteligência dos répteis está começando a mudar”.

O 'cérebro réptil'

Por muito tempo se pensou que os répteis tinham um cérebro primitivo ou “cérebro de réptil” focado principalmente na sobrevivência. O modelo do cérebro desenvolvido por neurocientista Paul MacLean sustentava que as pessoas têm três cérebros que funcionam separadamente e em conjunto: um 'cérebro reptiliano' que se concentrava nos comportamentos básicos de luta ou fuga, um sistema límbico, que se concentrava na emoção e na memória, e o neocórtex, que era o centro da razão e deliberação consciente.



No entanto, quanto mais aprendemos sobre os répteis, mais começamos a compreender que o conceito de 'cérebro réptil' para humanos e répteis pode não passar de um mito. Os répteis não são simplesmente máquinas de “entrada e saída” puramente focadas na sobrevivência. Foi demonstrado que eles têm comportamento social complexo , incluindo a criação dos seus filhotes, a participação em brincadeiras e a cooperação com outros da sua espécie, e são capazes de estados emocionais , como excitação, frustração e ansiedade.

como fazer capas de engradados de cachorro

Espécies de répteis mais inteligentes

Vários estudos fornecem uma visão fascinante sobre a inteligência dos répteis. Embora os investigadores não tenham realizado estudos sobre todas as espécies de répteis mantidas como animais de estimação, o Dr. Coates acredita: “É bastante provável que formas semelhantes de inteligência estejam presentes noutras espécies de répteis”. Com base nesta evidência científica, categorizamos os répteis que podem ter a função cognitiva mais elevada.



1. Tartarugas

Tartarugas exalam sabedoria; e não é só porque podem viver mais de cem anos. Esses répteis são muito inteligentes. Um estudo concluído pelo Universidade de Lincoln na Inglaterra descobriu que uma tartaruga poderia encontrar o caminho através de um labirinto usando não apenas a memória, mas também uma capacidade de adaptação sua estratégia de navegação quando fatores como a escuridão foram introduzidos no experimento.

Esses animais não apenas têm vidas longas, mas também têm memórias tremendamente longas. Tartarugas de Galápagos envolvidas em um estudo foram treinados distinguir entre duas bolas de cores diferentes. Mesmo 9 anos após o seu treinamento inicial, essas tartarugas recordavam a mesma discriminação de cores.

2. Lagartos

Lagarto Alimentador Manual

Você provavelmente está familiarizado com os grandes níveis de inteligência dos Dragões de Komodo e de outros lagartos monitores, mas não despreze o intelecto de seus colegas menores. Espécies de lagartos de estimação também são muito inteligentes. Coates cita um estudo onde anoles demonstraram uma capacidade surpreendente de resolver problemas e obter acesso a alimentos, mesmo quando confrontados com um desafio significativamente diferente daquele que tinham experimentado anteriormente.



O Dr. Coates relata outros estudos que mostraram que, Lagartos com manchas laterais podem aprender e lembrar como encontrar com eficiência o caminho para se abrigar em um labirinto.' Por fim, um estudo envolvendo dragões barbudos mostrou que esses pequenos lagartos podem aprender a imitar outros animais para abrir uma porta e recuperar uma recompensa alimentar. Além da inteligência, estudos sugerem que os lagartos também experimentam emoções. Com um manuseio suave, as iguanas de um estudo apresentaram alterações na frequência cardíaca, o que indica uma resposta emocional.

3. Cobras

Cobras, ambos espécies grandes e pequenas , possuem altas habilidades cognitivas. Em um estudo da Universidade de Rochester , as cobras do milho encontraram seu caminho através de labirintos e, após repetir o curso, melhoraram seu tempo com base no aprendizado espacial. Em outro estudo , a inteligência das cobras foi ainda confirmada pelo treinamento de pítons birmanesas selvagens para pressionar um botão a fim de receber um comida recompensa. O pítons aprenderam que somente quando o botão estivesse aceso eles receberiam a recompensa.

Inteligência em répteis de estimação comuns

Você já se perguntou se o seu réptil de estimação sabe o nome dele ou pode reconhecê-lo? As respostas a estas perguntas comuns feitas pelos pais répteis podem ajudar fortalecer o relacionamento você tem com seu animal de estimação.

Os répteis podem reconhecer seus donos?

Uma garota deitada na grama olhando para uma tartaruga

Os répteis podem reconhecer seus donos, embora o grau em que o fazem possa variar de acordo com a espécie. Também pode depender muito de quanto você interage com e lidar com seu réptil. Veterinária Dra. Sara Ochoa, DVM, observa que os répteis de estimação 'aprendem de onde vem a comida e não mordem a pessoa que os alimenta. Alguns deles sabem quem na casa está sempre lhes dando comida e vai passar de um lado para outro da gaiola.'

Este comportamento também foi demonstrado em jardins zoológicos, onde os répteis reconhecem claramente as pessoas que os manuseiam e alimentam regularmente. Alguns répteis, como iguanas e tartarugas, são conhecidos por mostrar preferências para certas pessoas em detrimento de outras.

Os répteis podem reconhecer seu nome?

Os répteis não podem necessariamente reconhecer seu nome como uma palavra falada da mesma forma que um cão ou gato. Você pode notar um lagarto vindo em sua direção quando você chame o nome deles , mas há uma chance maior de isso acontecer porque o lagarto associa sua presença a coisas que deseja, como comida.

as plantas precisam de solo para crescer

Quanto mais social for o lagarto, maior será a probabilidade de ele responder à sua voz e presença. Dragões barbudos são um bom exemplo de lagarto amigável que parece gravitar em torno da interação humana e pode ser treinado para responder à sua voz. Se eles realmente conhecem um som, seu nome não está claro.

Os répteis podem vir quando chamados?

Os lagartos podem aprender a vir até você. O Dr. Ochoa relata: 'Minha tartaruga virá até mim quando for chamada. Pode levar alguns minutos para ele acordar, mas quando ele estiver brincando no meu quintal, ele virá até mim se eu ligar para ele. No entanto, seu sucesso em ensinar esse comportamento irá variar de acordo com o tipo de réptil e seu nível de conforto com você.

Também dependerá do ambiente no momento. Por exemplo, uma cobra que se aquece em uma gaiola pode não se sentir motivada a vir até você se estiver confortável e sem fome. Como alguns répteis só se alimentam uma vez por semana, pode ser mais difícil convencê-los a vir se não estiverem prontos para comer.

Eles também podem não vir até você se houver estranhos na sala. Treinadora de animais Linda Brodzik treinou suas tartarugas para virem usando uma vibração como deixa. No entanto, ela observa que eles não virão se um estranho estiver lá e até “descascarão” se ficarem nervosos.

O que você pode treinar um réptil de estimação para fazer?

Os tipos de comportamento que você pode treinar um réptil dependerão em grande parte de sua espécie e temperamento individual. Exemplos de comportamentos para os quais os répteis de estimação foram treinados incluem ensinar dragões barbudos a andar na coleira ou fazendo as cobras entenderem um sinal visual ou físico específico que indica que a comida está chegando. A habilidosa treinadora de animais, Linda Brodzik, ensinou-lhe tartarugas Dewberry e Darwin seguem um alvo, 'toca aqui', detectam cheiros, vão até seu canil e discernem entre cores diferentes.

Treinamento para ajudar na criação

A maioria dos comportamentos ensinados pelos proprietários de répteis tende a se concentrar mais em comportamentos de manejo para facilitar o cuidado de seus animais de estimação e reduzir as chances de serem mordidos. Lagartos, cobras e tartarugas são comumente treinados para aprender muitos comportamentos de manejo em zoológicos.

Isso é feito combinando o comportamento com algo que eles desejam, geralmente comida, e com clique e treinamento alvo . Relata o Dr. Coates, 'Répteis em zoológicos e outras instalações são comumente treinados para serem mais receptivos ao manejo e procedimentos necessários para seu bem-estar usando técnicas como reforço positivo que são comumente usadas para treinar mamíferos e pássaros.'

o que é um diamante lapidado em mina

Promova a inteligência dos répteis por meio do enriquecimento

Uma das razões pelas quais os répteis nem sempre são considerados inteligentes pelos donos de animais de estimação é que muitos não tiveram a oportunidade de demonstrar isso. Quanto mais você fornecer a um réptil enriquecimento mental e físico em seus habitats, bem como tentar treinar comportamentos, mais chances você terá de ver exemplos de inteligência de réptil em ação. Considere adicionar mais maneiras de eles trabalharem para conseguir comida, como alimentadores flutuantes para tartarugas e/ou encerrar insetos em potes que eles precisam abrir.

Compreendendo a inteligência dos répteis de estimação

Quanto mais aprendemos sobre os répteis e suas habilidades cognitivas, mais fascinantes eles se tornam. Os répteis podem demonstrar inteligência e muitos podem aprender comportamentos complexos. Eles também podem se beneficiar muito com o enriquecimento. Passe algum tempo aprendendo sobre como seu lagarto, cobra, tartaruga ou tartaruga existe na natureza para descobrir maneiras de manter seus cérebros ativos , e você pode se surpreender ao descobrir o que eles podem fazer.

Calculadora Caloria