O que a Bíblia diz sobre a morte? Crenças Básicas

Os Melhores Nomes Para Crianças

segurando a bíblia sagrada

O que a Bíblia diz sobre a morte? Pode-se encontrar conforto e esperança em suas palavras? As sombras da morte espreitam em cada esquina. As palavras de Benjamin Franklin ecoaram por mais de duzentos anos: 'Neste mundo, nada pode ser dito como certo, exceto morte e impostos.' É possível aprender mais sobre a experiência da morte com as passagens da Bíblia?





Eufemismos na Bíblia sobre morrer

Embora familiarizada com a morte, sua experiência permanece um mistério para todos. O desconhecido encontra uma definição melhor por meio de uma comparação com o conhecido. A Bíblia usa várias expressões para pintar um retrato preciso do poder da morte. Esseseufemismoscrie palavras e frases mais suaves e gentis sobre a morte em vez de termos mais fortes e duros. As Escrituras querem deixar clara a realidade da morte e a natureza de sua experiência.

Artigos relacionados
  • O que a Bíblia diz sobre o suicídio? Perspectivas Chave
  • Passagens da Bíblia para quando um animal de estimação morre
  • Explorando o significado e simbolismo bíblico do cardeal vermelho

Seguindo o Caminho de Toda a Terra

Durante a época do Antigo Testamento, Israel considerava Davi seu maior rei. Ao se aproximar da morte, ele incentivou seu filho Salomão a ser fiel a Deus. Para deixar Salomão saber que sua morte estava próxima, Davi disse: 'Vou pelo caminho de toda a terra' ( 1 Reis 2: 2) . A frase foi usada para deixar claro que a morte é comum a todas as pessoas, reis e servos. A crença aceita entre o povo egípcio próximo era que o Faraó, o equivalente egípcio de um rei, deveria ser preservado para que pudesse viver novamente.



Respirou o último

As pessoas nos tempos bíblicos viam uma grande conexão entre a respiração e o espírito de vida dentro de alguém. Quando Deus criou Adão, a Bíblia registra que Deus 'soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente' ( Gênesis 2: 7 NIV) . Na morte, 'nosso espírito voltará para Deus que o deu' ( 12: 7 NIV) . Quando Jesus morreu na cruz, Ele é descrito como 'dando seu último suspiro' (Marcos 15:37) e 'desistindo do Seu espírito' (Mateus 27:50).

Reunido ao seu povo

Diversas vezes, a Bíblia usa a imagem de pessoas sendo 'dispersas' e depois 'reunidas' novamente. Uma descrição do processo de morte usa 'reunião' como sua imagem. Quando Abraão morreu, a Bíblia registra, 'Abraão deu seu último suspiro e morreu em uma idade avançada, um homem velho e satisfeito com a vida; ele foi reunido ao seu povo ' (Gênesis 25: 8 NIV) . Embora várias interpretações da frase sejam possíveis, a melhor parece indicar que Abraão foi ficar com os crentes que partiram antes dele. Uma passagem como essa desperta o interesse e a certeza de que a vida do crente não termina, mas continua pela eternidade.



um poema de amor de mãe por seu filho

Adormeceu

A Bíblia usa a comparação entre a morte e o sono mais de cinquenta vezes. Por esta razão, os cristãos do primeiro século começaram a chamar seus cemitérios de 'cemitérios', que em grego significava literalmente 'dormitórios' ou 'quartos de dormir'. Os cristãos acreditam que Cristo virá novamente, dando início a uma ressurreição no fim dos tempos. Eles viram a morte como um período de sono até Seu retorno. Eles entenderam que a morte permitia ao crente 'descansar em paz'. Alguns versos que usam as imagens do sono incluem:

  • Daniel 12: 2 - 'Multidões que dormem no pó da terra ressuscitarão: uns para a vida eterna, outros para vergonha e desprezo eterno' (NVI).
  • Jó 3: 11-17 - 'Por enquanto eu estaria deitado em paz; Eu estaria dormindo e em repouso '(Jó 3:13 NVI).
  • João 11: 11-14 - 'Depois de dizer isso, ele passou a dizer-lhes:' Nosso amigo Lázaro adormeceu; mas vou lá acordá-lo '. Seus discípulos responderam: 'Senhor, se ele dormir, ficará bom.' Jesus estava falando sobre sua morte, mas seus discípulos pensaram que ele se referia ao sono natural. Então ele lhes disse claramente: 'Lázaro está morto' '(NVI).
  • 1 Tessalonicenses 4: 15-17 - “Segundo a palavra do Senhor, nós vos dizemos que nós, os que ainda vivemos, que ficamos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem” (1 Tessalonicenses 4: 14 NIV).
Mulheres lendo a Bíblia Sagrada

O ultimo inimigo

A Bíblia ensina que a morte é inimiga de Deus e do homem. A rebelião contra Deus levou à presença da morte. A morte reina hoje sobre toda a terra. Mas a Bíblia ensina que eventualmente a morte será destruída para sempre. Paulo escreve aos coríntios e diz a eles que a morte será o último inimigo a ser destruído (1 Coríntios 15:26).

O que a Bíblia diz sobre a morte?

A Bíblia fala freqüentemente sobre a morte e o morrer. Dependendo da tradução, existem mais de 1.600 referências à morte na maioria das Bíblias em inglês. O Antigo Testamento usa a palavra hebraica 'maveth' (twm) e seus derivados cerca de 160 vezes, mais freqüentemente nos livros de Salmos e Provérbios. O Novo Testamento concentra-se em duas palavras para descrever a morte: 'thanatos' (θάνατος) e 'nekros' (νεκρὸς) com a primeira cerca de 119 vezes. As palavras transmitem a ideia de uma separação da alma e do corpo. Pode ser usado para descrever uma circunstância violenta ou natural em que a vida na terra terminou. A Escritura usa as palavras para retratar três imagens ou tipos de morte.



você pode usar preto para um casamento?

Existe uma morte espiritual

Uma das mortes descritas pela Bíblia é a separação do homem de Deus. Esta imagem remonta ao Jardim do Éden e ao pecado de Adão e Eva ( Gênesis 2: 16-17 ) Uma pessoa pode estar viva fisicamente, mas morta espiritualmente ( Mateus 8:22; 1 Timóteo 5: 6) . Um indivíduo tem oportunidades em toda a vida física de reverter o status de morte espiritual.

Existe uma morte física

O segundo tipo descrito na Bíblia apresenta a morte como uma separação da alma e do espírito do corpo físico. Não há como escapar da morte física. 'É designado para os homens morrerem uma vez, e depois disso o julgamento' ( Hebreus 9:27 ) A menos que o Senhor volte, todos passarão pela morte. A Bíblia fala de apenas duas exceções, indivíduos que não sofreram uma morte física, mas foram transformados de uma forma que separou suas almas de seus corpos. Um era Enoch ( Gênesis 5: 23-24) e o outro era Elias ( 2 Reis 2: 1, 11) .

Existe uma morte eterna ou final

A Bíblia também fala da morte como um lugar de julgamento final ( Mateus 25:41). A morte é vista como o lugar de descanso final para o diabo, seus seguidores demoníacos e os ímpios. A morte final é um lugar de tormento e punição, descrito em termos de fogo, sofrimento e tormento ( Marcos 9: 44-48) . Isso costuma ser contrastado com o pano de fundo da 'vida eterna', que descreve o lar definitivo para os fiéis.

Meditando em Deus

Outras Escrituras Ampliam o Entendimento

Além de suaves eufemismos e descrições de diferentes tipos de morte, a Bíblia representa a morte de algumas outras maneiras que conotam sua natureza e como ela afeta os humanos. Separadamente, esses conceitos dão um vislumbre melhor da morte, mas juntos ampliam o horizonte de compreensão de seu efeito.

A sombra da morte

Um dos versículos mais conhecidos da Bíblia nos ensina sobre a morte. Os 23rdO salmo oferece conforto e esperança quando as palavras são recitadas em funerais ou cantadas. Aqueles que estão de luto pela perda de um ente querido se apegam às palavras 'quando eu caminhar pelo vale da sombra da morte, não temerei o mal' (Salmo 23: 4) . Jó, ao falar das calamidades e dores de sua vida, proferiu a oração: 'Deixe que a escuridão e a sombra da morte o manchem' (Jó 3: 5) . O grito de Jó é a primeira de 20 referências na Bíblia à 'sombra da morte'. A sombra projeta sua escuridão sobre tudo próximo ao que toca.

O Silêncio da Morte

O silêncio pode ser assustador. É calmante e encorajador em certos lugares e ocasiões, mas quando sua duração se prolonga, o silêncio traz uma sensação desconfortável e desconfortável. Há um desejo de ouvir os sons de nossos amigos e familiares. Muitos evitam o silêncio de ficar sozinho com pensamentos. Ao descrever o louvor a Deus e a morte, o salmista escreve: 'Não são os mortos que louvam ao Senhor, aqueles que descem ao silêncio' (Salmo 115: 17).

A morte tem um ferrão

Embora o poder da morte pareça intransponível, a Bíblia afirma que sua potência nada mais é do que um aguilhão. 'Onde, ó morte, está a sua vitória? Onde, ó morte, está o seu aguilhão ' (1 Coríntios 15:55). No Novo Testamento, Paulo afirma aos seus leitores romanos que a morte entrou no mundo por meio do pecado de Adão ( Romanos 5:12) . Deus garantiu a derrota da morte por meio da ressurreição de Jesus. A morte não possui mais vitória.

A morte é o resultado do pecado

A Bíblia ensina que a morte entrou no mundo como punição por pecar contra os mandamentos de Deus. Deus avisou Adão e Eva para não comerem do fruto da árvore no Jardim do Éden 'porque quando comerem dele, certamente morrerão' ( Gênesis 2:17 NIV) . Desde a época de Adão, todos pecaram contra Deus e contra os outros ( Romanos 3:23) . No Novo Testamento, Paulo afirma aos seus leitores romanos que a morte entrou no mundo por meio do pecado de Adão ( Romanos 5:12) . Ele compara a morte aos salários recebidos por trabalhar em um emprego. 'O salário do pecado é a morte' ( Romanos 6:23). Por causa da obra do pecado, o cheque de pagamento recebido é a morte.

como cozinhar camarão cru congelado

A morte da morte

Os cristãos acreditam que a Bíblia ensina que Jesus 'aboliu a morte e trouxe vida' às pessoas por meio do evangelho (2 Timóteo 1:10) . O escritor hebreu compartilha a importância teológica da morte de Cristo para o crente. 'Visto que as crianças têm carne e sangue, ele ( significando jesus ) também compartilhados em sua humanidade para que com sua morte ele possa quebrar o poder daquele que detém o poder da morte - isto é, o diabo - e libertar aqueles que durante toda a vida foram mantidos na escravidão por seu medo da morte ' (Hebreus 2: 14-15 NVI). O apóstolo Paulo tem confiança para escrever: “Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21).

A morte não é o fim

A morte é uma parte real, mas triste da vida de todos. O desejo da maioria é que 'o dia da [nossa] morte seja melhor do que o dia do nosso nascimento' (Eclesiastes 7: 2) . Ao ouvir o que a Bíblia ensina sobre a morte, pode haver conforto, segurança e esperança de vida, especialmente para os que estão de luto.

Calculadora Caloria