9 sinais de alerta de que um cachorro está morrendo

Os Melhores Nomes Para Crianças

Beagle deitado na cama com seu dono dormindo

É relativamente raro um cão falecer repentinamente e sem aviso prévio. É muito mais provável que haja alguns sinais de que seu cão está morrendo, especialmente se ele não estiver bem há algum tempo. Quer você opte por deixar seu animal de estimação morrer em paz em casa ou submetê-lo à eutanásia humanamente, é útil estar ciente dos sinais que o ajudarão a entender como saber se seu cão está morrendo.





9 sinais de que um cachorro está morrendo

Se o seu cão tiver uma doença terminal, pode ser necessário cuidar dele em casa durante os últimos dias. Saber como os cães agem antes de morrer pode ser útil. Existem alguns sinais comuns de que um cão moribundo está em declínio final. Basta ter em mente que cada cão experimenta morrendo de forma diferente , e alguns cães podem não apresentar todos os sintomas possíveis.

  1. Falta de coordenação
  2. Fadiga extrema
  3. Perda completa de apetite
  4. Vômito
  5. Incontinência
  6. Não há interesse no ambiente
  7. Contraindo-se ou tremendo
  8. Respiração difícil
  9. Piora da doença terminal
Artigos relacionadosDica rápida

Fale com seu veterinário sobre como saber se seu cão está morrendo e quando esses sinais podem começar a aparecer como resultado de sua condição.



1. Falta de coordenação

Um cão moribundo fica muito instável e tem dificuldade de se mover de um ponto a outro. Isso pode ser devido a fraqueza física, função cerebral prejudicada ou uma combinação dos dois. Em um cão moribundo, a fraqueza provavelmente se deve a não comer, diarreia grave , desidratação ou perda de líquidos. No entanto, um cão que repentinamente fica descoordenado pode ter uma condição tratável, como infecção na orelha ou doença vestibular , portanto, procure atendimento veterinário se tiver dúvidas.

2. Fadiga Extrema

Um cachorro doente terá energia baixa e ser menos activos, mesmo que o seu estado não seja grave. No entanto, quando um cão está morrendo ativamente, ele mostra sinais de extrema fadiga. O animal provavelmente ficará deitado em um lugar sem tentar mais se levantar e pode nem ter mais forças para levantar a cabeça.



Novamente, isso tende a ser um declínio lento e pode ser devido a anemia, má circulação ou falta de energia. Se as gengivas do seu cão parecerem brancas ou pálidas em vez de rosadas, isso pode indicar anemia, o que é um sinal sério. Da mesma forma, se suas gengivas são rosadas, mas, quando pressionadas com o dedo, ficam brancas e fique branco por vários segundos, é um sinal de colapso circulatório, que é um precursor da morte.

3. Perda completa de apetite

Um cachorro moribundo provavelmente mostra nenhum interesse em comida ou água. Quando come, muitas vezes não consegue reter a comida. À medida que a morte se aproxima, o seu cão pode recusar-se a comer qualquer coisa. Mais uma vez, esteja ciente de que um cão que não se sente bem pode não querer comer, então interprete a falta de apetite do seu animal como parte do quadro geral e procure atendimento veterinário quando apropriado.

Perda Completa de Apetite do Cachorro

4. Vômito

O vômito é um sinal geral de doença que pode ocorrer por vários motivos, desde enjôo a uma infecção, vírus , ou um declínio mais sério. Para o cão com diagnóstico terminal, quando o sistema digestivo começa a desligar, a comida não digerida no estômago pode fazer o animal sentir náuseas. Um cão pode vomitar para limpar o conteúdo do estômago.



Começar a vomitar é uma complicação séria, especialmente porque um cão pode não reter a água e pode facilmente ficar desidratado. Porém, para o cão que está relativamente bem e começa a vomitar repentinamente, pode haver opções de tratamento para deixar o animal mais confortável e ganhar mais tempo.

5. Incontinência

Um cão moribundo perde progressivamente o controle das funções corporais porque pode estar fraco demais para se levantar e, portanto, ter acidentes onde eles mentem. Alternativamente, à medida que o corpo enfraquece, o cão pode perder o controle dos músculos do esfíncter urinário. Uma boa amamentação é fundamental para que seu cão não desenvolva feridas secundárias à urina ou fezes em contato prolongado com a pele.

6. Nenhum interesse no ambiente

A maioria dos cães começa a se isolar à medida que se aproxima da morte. Eles não respondem mais ao que está acontecendo ao seu redor e podem até deixar de responder às suas pessoas favoritas à medida que seus corpos começam a se desligar.

7. Contrações musculares

Um cão pode se contorcer ou tremer às vezes devido à sua diminuição da temperatura corporal . Esta é normalmente uma resposta involuntária, mas o cão pode ficar com frio à medida que a temperatura corporal começa a cair. Pode ajudar a deixar o cão mais confortável colocando-o sobre uma almofada térmica ou fornecendo calor extra por meio de cobertores.

Dica rápida

Se isso não causar sofrimento ao seu cão, pode ser útil medir a temperatura deles para que você saiba se a temperatura corporal está baixa ou alta. Alguns cães moribundos podem desenvolver febre e esfriá-los pode torná-los mais confortáveis.

8. Respiração difícil

Quando um cachorro está perto da morte, a respiração deles pode tornar-se lento, trabalhoso ou errático. Eles podem ficar com falta de ar como resultado de líquido nos pulmões ou de outra complicação respiratória grave. Se o seu cão apresentar esses sinais, ele está em perigo e não tem muito tempo.

9. Piora da doença terminal do cão

Se o seu cão foi diagnosticado com uma doença terminal, como grave insuficiência cardíaca , falência renal , ou Câncer , esteja alerta para uma deterioração na condição do seu animal de estimação. Por exemplo, se o cão tiver insuficiência cardíaca, a respiração pode ficar muito mais difícil e a barriga pode inchar.

Enfrentando o fim com seu animal de estimação

Muitos dos sinais listados aqui são bastante gerais e, isoladamente, podem ser simplesmente sinais seu cachorro pode estar doente . Se você está indeciso se o fim está próximo, observe o quadro geral. Um cão mais velho com diagnóstico terminal, com gengivas pálidas e sem comer há dias, tem maior probabilidade de morrer do que um cão jovem, em boa forma, sem condições médicas pré-existentes. No geral, quanto maior o número de sinais presentes, mais grave é o panorama. Sua melhor fonte de aconselhamento é o veterinário familiarizado com o caso do seu cão e que pode aconselhar sobre se alguma opção de tratamento pode deixar seu animal mais confortável.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria