Quando se preocupar se seu cachorro não está comendo (e o que fazer)

Os Melhores Nomes Para Crianças

Cachorro olhando tristemente para tigela de comida

Você tem um comedor exigente em suas mãos? Um cachorro que pula refeições é um dos problemas mais comuns que preocupa os donos de cães. A anorexia canina, o termo médico para quando um cão não está comendo, pode ser causada por uma variedade de problemas de saúde, desde uma pequena ansiedade ou dor de estômago até condições muito mais graves. Decodifique por que seu cão pode não estar comendo, aprenda truques para estimular o apetite e quando é hora de chamar o veterinário.





Por que meu cachorro não está comendo?

Existem vários motivos pelos quais um cão pode parar de comer, incluindo problemas psicológicos, como estresse, e problemas físicos, incluindo doenças. Pode ser difícil descobrir qual sintoma – ou combinação de sintomas – está causando o problema. Tenha em mente que avaliar o apetite do seu cão é complicado – há muitos fatores a serem considerados. Fique atento a mudanças em seus hábitos alimentares, condição corporal e peso, e quaisquer sinais de doença.

Artigos relacionados Cachorro olhando para tigela de comida, mas não comendo

1. Ansiedade

Problemas relacionados ao estresse estão entre os muitos motivos pelos quais um cão pode parar de comer. Este é frequentemente o caso de cachorrinhos que comem muito. Ansiedade de separação é uma causa comum de falta de apetite em cães. Isso pode explicar por que alguns cães só comem quando você está por perto. Às vezes, um cão ansioso não come enquanto o dono está fora, seja por uma hora ou uma semana. Outros sofrem de ansiedade com tempestades, fogos de artifício ou outros eventos barulhentos que desencadeiam um ataque de nervos que pode afetar o apetite por dias.



2. Seletividade

Se o seu cão souber que você acabou de abrir um novo saco de guloseimas ou que tem frango no forno, ele pode não comer o próprio jantar por ser exigente. Alguns cães também comem socialmente e só gostam de comer quando outros animais de estimação ou pessoas estão por perto.

Dica rápida

Siga um cronograma regular de alimentação para seu cão. Isso pode ajudar a manter os comedores exigentes no caminho certo e comendo de forma consistente.



construa seu próprio jogo de montanha-russa

3. Viagem

Cães que se mudaram ou estão viajando com você podem parar de comer devido ao estresse do novo ambiente, mas também por causa de problemas físicos que envolvem essas mudanças na vida, como enjôo. Seu veterinário também pode prescrever medicamentos para dores de estômago e ansiedade.

4. Problemas de digestão

Entregar-se a muitas guloseimas pode causar um dor de estômago , o que pode deixar seu cão com náuseas demais para comer. Alimentos ricos podem causar uma doença grave em cães chamada pancreatite, por isso, se o seu companheiro comeu algo muito gorduroso, fique de olho nele. A constipação também pode reduzir severamente o apetite de um cão. Leve-os ao veterinário imediatamente se apresentarem sinais de dor de barriga, vômito ou diarréia.

como limpar um tapete de pelica

5. Vermes

Vermes intestinais são outro problema de saúde comum que pode causar falta de apetite em cães. Uma infestação por vermes pode fazer com que os cães parem de comer e geralmente é acompanhada de letargia, fraqueza e abdômen inchado. Se o seu cão apresentar esses sintomas, leve-o ao veterinário para diagnosticar o parasita específico envolvido para um tratamento eficaz.



6. Depressão

A depressão em cães segue praticamente o mesmo caminho que em humanos, muitas vezes anunciada por letargia, mau humor e perda de apetite. A depressão do seu cachorro pode ser desencadeada por um evento, como a perda de um membro querido da família, uma mudança de uma casa para outra ou, como nos humanos, a culpa pode ser de um desequilíbrio químico. Se for esse o caso, estão disponíveis opções de tratamento que podem ajudar seu amigo peludo a recuperar a coragem.

Dica rápida

Pode ser útil manter um diário alimentar do seu cão, anotando o que e quanto ele come todos os dias e quaisquer sintomas que possa apresentar. Dessa forma, você perceberá os problemas antecipadamente e poderá responder rapidamente.

7. Indiscrição dietética

Se o seu cão gosta de se esgueirar para o lixo, isso pode causar uma condição comumente chamada de “intestino do lixo”, que pode variar em gravidade de um ou dois dias de vômito até um incidente grave de envenenamento ou uma obstrução intestinal que pode ser fatal. É uma boa ideia ligar para o veterinário se o seu cachorro parar de comer após uma batida no lixo à meia-noite. Dessa forma, você pode ter certeza de que seu fiel companheiro não comeu algo que possa ter efeitos desastrosos.

8. Vacinações

Alguns cães podem se sentir um pouco deprimidos depois de serem vacinas , o que pode levar a uma baixo apetite por um curto período . Normalmente, isso não dura mais do que um ou dois dias, mas se durar mais tempo ou se você notar qualquer outro sinal de reação à vacina, entre em contato com seu veterinário.

9. Doença Dentária

Além de problemas dentários menores, como dor de dente, os cães podem se recusar a comer se sofrerem de problemas dentários graves, incluindo abscessos na raiz do dente ou tumor na boca . Traga seu cão para um check-up imediatamente se notar algum sangramento ou crescimentos na boca do seu cachorro .

perguntas e respostas triviais para impressão grátis

10. Problemas Sistêmicos de Saúde

Condições graves que podem causar queda no apetite incluem problemas de tireóide , doença cardíaca , doença pulmonar , falência renal e câncer, entre muitos outros. Você pode não notar sintomas acompanhantes nos estágios iniciais de muitas dessas condições, portanto, leve a sério qualquer declínio no apetite sem causa óbvia.

Causas adicionais para anorexia canina

Além das causas mencionadas acima, outros problemas que podem fazer um cachorro parar de comer incluem:

  • Tempo excessivamente quente
  • Dor, geralmente decorrente de uma lesão ou condição articular como artrite
  • Vírus ou infecções, como parvo
  • Pancreatite
  • Inchaço, também conhecido como Vólvulo de Dilatação Gástrica
  • Úlceras
  • Atividade de criação
  • Quimioterapia ou tratamentos de radiação

Meu cachorro é apenas exigente ou é sério?

Às vezes, os cães pulam uma ou até duas refeições e podem torcer o nariz para a comida se você lhes der a mesma coisa todos os dias. Esse é um comportamento bastante normal e esperar algumas horas provavelmente resolverá o problema quando eles descobrirem que estão com fome. No entanto, se você observar uma mudança repentina nos hábitos alimentares de seu cão e ele se recusar terminantemente a comer, algo pode estar acontecendo. Siga estas dicas para ajudar a avaliar a falta de apetite do seu cão:

    Observe a idade e a saúde do seu cão:Se eles forem mais velhos, tiverem problemas digestivos ou outros problemas de saúde, elimine-os primeiro como causas. Observe o comportamento do seu cão:Observe atentamente se há sinais de ansiedade, estresse ou quaisquer mudanças nos hábitos alimentares. Considere fatores externos:Mudanças na vida, como uma mudança ou a chegada de um novo animal de estimação ou bebé, ou eventos únicos, como a vacinação, podem estar a afetar o apetite.

Mudanças repentinas são a bandeira vermelha aqui. Leve esses três fatores em consideração ao avaliar seu cão. Elimine primeiro possíveis problemas de saúde. A seguir, aborde o componente comportamental e quaisquer eventos que possam ter afetado o apetite do seu cão. Se você olhou para todas essas coisas, conversou com seu veterinário, e seu cão parece bem, mas ainda está torcendo o nariz para a comida, você pode ter um comedor exigente em suas mãos.

Truques para estimular o apetite do seu cão

Se o seu cão parece estar agindo normalmente, sem outros sintomas, não há necessidade de entrar em pânico. Alguns cães pulam uma refeição, mas comem com entusiasmo na próxima vez. No entanto, você não quer que seu cão fique muito tempo sem comida, então há algumas coisas que você pode fazer para incentivá-lo a comer.

    Aqueça a comida.Aquecer a comida antes de servir pode atrair um comedor exigente. Coloque-o no micro-ondas por apenas alguns segundos de cada vez para garantir que não esteja muito quente para o seu cachorro - morno é o objetivo. Ofereça frango ou comida para bebê.Algumas mordidas em um alimento saboroso, mas insípido, como frango cozido ou papinha de frango, podem aguçar o apetite de um cão. Certifique-se de que não contém quaisquer aditivos prejudiciais como cebola . Adicione um pouco de caldo.A adição de frango aquecido ou caldo de carne pode estimular o seu cão a comer a comida. Use caldo ou caldo com baixo teor de sódio, sem temperos ou aditivos. Experimente alimentar manualmente.Deite-se no chão com seu cachorro e ofereça-lhe comida da tigela diretamente até a boca. Se estiverem estressados, isso pode ajudá-los a se sentirem seguros e calmos o suficiente para comer. No entanto, só tente fazer isso se o seu cão não for agressivo com a comida e não houver risco de ele morder você. Reter comida.Alguns especialistas recomendam reter a comida por 12 horas para dar ao sistema digestivo do cão um pouco de tempo para se recuperar. Isso também pode permitir que seu cão fique com fome e veja se isso o incentiva a comer. No entanto, nunca negue comida aos filhotes. Ir caminhar.Fazer algum movimento pode deixar seu cão com fome, mas também pode estimular a evacuação, o que pode ajudar seu cão a se sentir melhor se não estiver comendo porque está constipado.
  1. Certifique-se de que eles tenham água. Nunca negue água ao seu cachorro. Mantenha sempre bastante água fresca disponível para o seu cão. Um cachorro com sede pode não querer comer.

  2. Fale com seu veterinário.Quer o seu cão seja um comedor notoriamente exigente ou esta seja a primeira refeição que ele pulou, nunca é uma má ideia consultar o seu veterinário. Eles podem fornecer orientações personalizadas ou até mesmo sentir necessidade de prescrever um estimulante de apetite.
Fato rápido

Um cão não deve passar mais de 24 horas sem comer.

quando um homem touro gosta de você

Considere uma mudança para um novo alimento

Às vezes, os cães se cansam das mesmas coisas. Se o seu cão está apenas agindo de forma exigente e você tem certeza de que ele não tem uma condição médica latente depois de consultar o seu veterinário, talvez seja hora de procurar novas opções dietéticas. A má nutrição e o tédio podem desempenhar um papel importante no fato de um cão ser exigente com a comida.

peso médio para homens de 16 anos

Você pode querer experimente uma dieta crua , ou você pode simplesmente decidir começar fazendo sua comida em casa . Também é possível suplemento com cru ou experimente um complemento alimentar adicionando fermento nutricional à sua dieta. Converse com seu veterinário sobre o que pode estar faltando nutricionalmente em seu cão e, se você decidir fazer a mudança, vá devagar para evitar que seu cão tenha problemas digestivos. Contanto que você tenha cuidado, alternar a dieta do seu cão e fazer alterações pode ajudar a reavivar o apetite do seu comedor exigente.

Quando consultar um veterinário se seu cachorro não estiver comendo

Cachorro sendo examinado pelo veterinário

Muitos cães ocasionalmente pulam uma refeição e alguns até pulam duas refeições. Você deve entrar em contato com o seu veterinário se o seu cão tiver passado mais de 24 horas sem comer. Você também deve consultar seu veterinário imediatamente se seu animal apresentar outros sintomas, incluindo:

  • Febre
  • Constipação
  • Diarréia
  • Vômito
  • Energia baixa
  • Recusando-se a beber água
  • Mostrar sinais óbvios de dor ou desconforto, como mancar, dificuldade de movimentação, inquietação
  • Respiração ofegante ou difícil
  • Beber mais água do que o habitual (polidipsia)
  • Comportamento incomum para o seu cão, como se esconder, timidez, tremor, confusão ou qualquer coisa que pareça “diferente” dele

Filhotes que não comem

Os cachorros que não comem são uma fonte especial de preocupação, pois estão na fase inicial de crescimento, onde comer e ganhar peso são essenciais para o seu desenvolvimento. Os filhotes também podem ficar desidratados e desenvolver níveis baixos de açúcar no sangue muito rapidamente se não comerem. Se você tem um filhote de 6 meses ou menos, leve-o ao veterinário caso ele não coma há oito a 12 horas.

Você conhece melhor o seu cachorro

Ninguém conhece os hábitos alimentares e outros comportamentos do seu cão tão bem quanto você, então use esse conhecimento para ajudá-lo. Se você sabe que seu cão é exigente com a comida, pode não haver um motivo imediato para alarme. Mas se você sabe que eles normalmente comem muito, essa mudança repentina de comportamento pode ser motivo de preocupação. Não hesite em ligar para o seu veterinário para obter conselhos se não tiver certeza de obter tranquilidade.

Tópicos relacionados 14 fotos de mini beagles que são exatamente o que o Dogtor pediu 14 fotos de mini beagles que são exatamente o que o Dogtor pediu

Calculadora Caloria