Sintomas de emergência em gatos que precisam de cuidados veterinários

Os Melhores Nomes Para Crianças

gato com perna quebrada

As emergências médicas em gatos podem surgir repentinamente e ser visualmente óbvias. Ou eles podem surgir lentamente e ser mais difíceis de detectar. Existem alguns sintomas de emergência que todos os pais de gatos devem ser capazes de reconhecer para que você possa procurar ajuda veterinária o mais rápido possível. Em todas as situações a seguir, não perca tempo precioso tentando tratar os sintomas em casa.





Sintomas de emergência que requerem tratamento veterinário

Esta lista não é exaustiva, mas inclui algumas das emergências mais comuns observadas em gatos. Em cada uma dessas situações, se possível, ligue para o seu veterinário ou para o hospital de emergência para avisar que você está chegando e quais sintomas você está observando em seu gato. Isso permite que a equipe esteja melhor preparada para sua chegada.

Artigos relacionados

Dificuldade ao respirar

Os gatos normalmente não 'ofegam' como os cães. A gato com problemas respiratórios poderia:



  • Respire com a boca aberta
  • Mova os lados do abdômen com força enquanto respira
  • Chiado ou tosse ao respirar

Ocasionalmente, um gato pode ofegar na transportadora a caminho do veterinário porque está ansioso, mas isso nunca deve acontecer em um ambiente doméstico, a menos que algo esteja errado.

como saber se uma mulher geminiana gosta de você

É muito importante não estressar um gato que esteja com dificuldade para respirar. Tente colocar seu gato dentro de uma transportadora o mais delicadamente possível e cubra-a com uma toalha antes de transportá-lo ao veterinário.



Dificuldade ou incapacidade de urinar

Esta condição ocorre principalmente em gatos machos devido à sua anatomia e dieta. Qualquer tipo de mudança nos hábitos urinários pode ser uma emergência potencial em gatos machos. Um gato com dificuldade para urinar irá:

  • Vocalize enquanto estiver na caixa sanitária
  • Esforce-se para urinar enquanto produz apenas pequenas quantidades, possivelmente com sangue
  • Urinar fora da caixa sanitária
  • Cuide excessivamente de sua área genital

A condição pode ser fatal se não for tratada imediatamente. Os valores renais aumentarão e podem levar à insuficiência renal. A bexiga pode romper se a obstrução urinária não for aliviada. Fêmea gatos com sintomas urinários deve ser verificada, mas não é potencialmente fatal ou emergente como em gatos machos. Certifique-se de informar o seu veterinário quando notar os sintomas urinários pela primeira vez e se o seu gato ainda estiver comendo ou bebendo.

Paralisia Súbita da Parte Traseira

A causa mais comum de paralisia em gatos é um coágulo que atinge as patas traseiras. Muitas vezes é chamado de trombo em sela. Geralmente é causado por doença cardíaca subjacente . Os sintomas de um coágulo sanguíneo paralisante são:



oração para confortar um amigo em luto
  • Fraqueza repentina da extremidade traseira
  • Incapacidade de usar uma ou ambas as pernas traseiras
  • Dor extrema indicada pela vocalização
  • Pernas ou patas traseiras frias

Esta é uma emergência imediata. Informe o seu veterinário se notar algum sintoma como letargia ou tosse antes da paralisia, pois podem ser sinais de um problema cardíaco.

Convulsões

As convulsões são mais comum em cães mas também pode ocorrer em gatos. Geralmente são causados ​​​​por um distúrbio cerebral, mas também podem ser causados ​​​​pela ingestão de uma toxina ou vírus. A gato tendo uma convulsão pode experimentar:

  • Espasmos na cabeça ou nos membros
  • Pupilas dilatadas ou aparência cega
  • Perda do controle da bexiga
  • Babação excessiva
  • Abrir e fechar a boca ou movimentos rápidos de “mastigação”
  • Dificuldade em ficar em pé ou cair

Uma convulsão pode ser leve ou grave e durar de alguns segundos a minutos. Quando a convulsão terminar, coloque delicadamente o seu gato na transportadora antes de transportá-lo ao veterinário. Qualquer convulsão que dure mais de alguns minutos precisa de atenção veterinária imediata. Se não for tratada, uma convulsão prolongada pode causar danos cerebrais permanentes. Certifique-se de informar ao seu veterinário quais sintomas você notou durante a convulsão, quanto tempo durou e se observou algo incomum em seu gato antes da convulsão.

Ingestão de toxinas/venenos

É difícil saber se o seu gato ingeriu algo que não deveria, pois os sintomas também podem ser comuns a outros problemas. Mas algumas das coisas mais sérias a se procurar em um gato que ingeriu uma toxina são:

  • Vômito que não para
  • Salivação que não para
  • Colapso
  • Circulando ou parecendo desequilibrado ao tentar andar

Os sintomas da ingestão de toxinas variam dependendo de qual é a toxina. Se você sabe que seu gato comeu algo que não deveria (como lírios da Páscoa ou iscas para ratos), você pode ligue para o controle de veneno da ASPCA Centro. Eles fornecerão um número de caso e seu veterinário poderá consultar o centro para fornecer o melhor atendimento ao seu gato. Nunca tente fazer seu gato vomitar em casa. Se possível, leve a toxina e o recipiente que ela trouxe ao veterinário.

Lesões oculares

Lesões oculares graves podem causar danos permanentes se não forem tratadas imediatamente. Um gato com um pouco de secreção ocular não é necessariamente uma emergência. Mas se notar algum destes sintomas procure atendimento imediatamente:

Um gato com glaucoma ou pressão alta parecerá cego. Um arranhão na córnea será muito doloroso. O tratamento rápido pode garantir que seu gato não sofra danos permanentes ou até mesmo a perda do olho.

melhores agências de modelos nos EUA
Gato usando coleira de cone médico

Choque anafilático

Esta é a forma mais grave de reação alérgica. Pode ser de uma vacina , picada de inseto ou uma toxina. Os sintomas são:

  • Inchaço ao redor do rosto
  • Urticária ou áreas circulares elevadas na pele
  • Vômitos repentinos e diarreia que não param
  • Ritmo
  • Gomas brancas
  • Colapso

O choque anafilático pode causar colapso, dificuldade para respirar e até morte se não for tratado imediatamente. Neste caso é importante levar o seu gato ao veterinário o mais rápido possível. Informe ao seu veterinário se o seu gato esteve recentemente ao ar livre ou se houve alguma mudança na dieta, no ambiente ou em quaisquer toxinas na casa às quais ele possa ter tido acesso.

Não comer ou beber

Um cachorro pode passar alguns dias sem comer, mas um gato não. Um gato que não demonstra interesse por comida ou água por mais de um dia deve ser examinado pelo seu veterinário. Gatos muito grandes que não comem podem desenvolver uma doença muito grave chamada lipidose hepática ou doença hepática gordurosa. A falta de apetite ou interesse por água também pode ser um sintoma de doença renal , diabetes ou distúrbio intestinal.

como manter uma conversa por texto

Informe ao seu veterinário que tipo de comida seu gato normalmente come e quando foi a última vez que você o viu comer ou beber.

Como estar preparado para uma emergência com gatos

As emergências, por definição, são eventos não planejados. É difícil manter a calma quando seu gato está passando por uma emergência médica, mas estar preparado tornará isso mais fácil. Tenha sempre o número de telefone da sua clínica veterinária regular, do centro de emergência mais próximo e do centro de controle de intoxicações próximo.

A lista acima não é exaustiva. Em caso de dúvida, ligue para o seu veterinário ou clínica de emergência local. E se o seu gato estiver obviamente ferido, sangrando ou sem resposta, leve-o ao veterinário ou à clínica de emergência o mais rápido possível.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria