Como dirigir um carro manual

Os Melhores Nomes Para Crianças

dirigindo câmbio manual

Se você comprou recentemente um veículo novo com umdeslocamento de vara, ou você apenas quer estar preparado para uma emergência, é uma ótima ideia aprender a dirigir um carro manual. Saber como mudar de marcha e usar uma embreagem lhe dará mais liberdade quando se trata de alugar um carro,comprando um novo veículo, ou pegar emprestado o carro de um amigo. As transmissões manuais costumam ser mais eficientes em termos de combustível, melhores para rebocar e ainda mais divertidas de dirigir. Com as seguintes instruções úteis para impressão, um amigo que o apóia e um pouco de paciência, qualquer pessoa pode aprender essa habilidade útil.





Antes de começar a dirigir

Antes de você assumir o volante, é importante entender alguns fatos e termos básicos relacionados às transmissões manuais. Ao contrário de uma transmissão automática, um manual exige que o motorista mude de marcha durante a condução. Para a maior parte, o interior de um carro com transmissão manual parece o mesmo que o interior de uma automática, mas existem algumas diferenças sutis e importantes.

Artigos relacionados
  • Dez carros esportivos mais populares
  • Como dirigir passo a passo
  • História dos veículos Ford

Tacômetro

Na maioria dos carros manuais, há um medidor no painel chamado tacômetro. Você pode usar o tacômetro para determinar a rotação atual do motor. Em geral, RPMs mais altos significam mais potência, mas há um limite para essa regra. A área vermelha do medidor, chamada de 'linha vermelha', significa RPMs que são muito altos para o seu motor. Mudar de marcha permite que você evite que os RPMs atinjam esse nível.



tacômetro

Pedal da embreagem

Este pedal está localizado à esquerda do motorista e é operado com o pé esquerdo. Pressionar o pedal da embreagem permite que você desengate a marcha atual e mude para uma nova.

Shifter de engrenagem

O botão localizado na área do console central do seu carro é o câmbio. Ao dirigir um carro manual, você precisa usar este botão para mudar as marchas ou colocar o veículo em ponto morto. Você notará que o shifter tem um diagrama no topo dele. Isso às vezes é chamado de 'padrão de mudança' e informa a localização de cada marcha. Observe a posição de cada marcha, incluindo ré ou 'R.'



Começando

Agora que você entende o básico, é hora de aprender a dirigir um carro manual. Encontre um local sem muitos obstáculos, como um estacionamento plano e vazio ou uma estrada secundária sem ladeiras e com muito pouco tráfego.

você envia cartões de agradecimento para cartões de simpatia?

Imprima o Guia

Baixe este guia prático para impressão, que apresenta diagramas de posições dos pés, instruções claras passo a passo e outros conceitos importantes. Você pode imprimi-lo e mantê-lo com você enquanto aprende. Se precisar de ajuda para baixar as instruções para impressão, verifique estesdicas úteis.

guia para impressão

Imprima este guia de transmissão manual grátis!



Familiarize-se com o carro

Antes mesmo de virar a chave, é uma ótima ideia se familiarizar com o carro que você está prestes a dirigir. Sente-se no banco do motorista e verifique se o banco está ajustado para que você possa empurrar facilmente o pedal da embreagem até o chão. Experimente empurrar o pedal da embreagem algumas vezes, mantendo o pé direito no freio para garantir que o carro não se mova. Dê uma olhada no padrão de mudança no botão do câmbio e certifique-se de que o câmbio esteja em ponto morto.

Dê partida no veículo

Agora é hora de ligar o veículo. Siga esses passos:

download grátis de livros de histórias infantis em pdf
  1. Com o pé esquerdo, pressione o pedal da embreagem até o chão.
  2. Com o pé direito, pise no freio.
  3. Solte o freio de emergência e, mais uma vez, confirme se o câmbio está na posição neutra.
  4. Gire a chave na ignição. O carro deve ligar.

Mudar para a primeira marcha

Mantenha o pé esquerdo na embreagem e o pé direito no freio. Mude para a primeira marcha, movendo o câmbio para a esquerda e para cima. Assim que o carro estiver engrenado, você pode tirar o pé do freio.

Segue em frente

Você está pronto para começar! Veja como você impulsiona:

  1. Mova o pé direito de forma que ele fique pairando sobre o pedal do acelerador.
  2. Muito lentamente, comece a levantar o pé esquerdo da embreagem enquanto pressiona o pedal do acelerador com o pé direito. Isso é chamado de 'deslizar a embreagem' e pode exigir um pouco de prática. Você notará que a leitura do tacômetro é mais alta quanto mais gasolina der ao carro. Não dê muito gás ao carro; o tacômetro deve ler abaixo de 2.000 RPM. Idealmente, este será um movimento gradual e suave, e resultará no carro deslizando suavemente para a frente. Na realidade, você pode esperar que o carro pare algumas vezes ou salte para a frente repentinamente ao aprender esta etapa. Só é preciso prática. Se o carro parar, volte para 'Iniciar o veículo' para reiniciá-lo.
  3. Remova o pé esquerdo da embreagem e continue dirigindo até que o tacômetro indique que é hora de mudar para a segunda marcha.

Indo mais rápido

Quando o tacômetro indica que o motor está operando a aproximadamente 3.000 RPM, é hora de mudar de marcha. Você pode descobrir que seu carro está ajustado para mudar a uma rotação mais baixa ou mais alta, mas enquanto você está aprendendo, 3.000 é um bom ponto de referência. Ouça o motor. Você o ouvirá rugir mais alto à medida que se aproximar da necessidade de mudar. Veja como você muda para cima:

  1. Tire o pé direito do acelerador.
  2. Com o pé esquerdo, pressione o pedal da embreagem até o chão.
  3. Use a alavanca de câmbio para selecionar a próxima marcha. Se você estiver atualmente na primeira marcha, precisará selecionar a segunda marcha. Mova o shifter de sua posição atual para a próxima.
  4. Levante lentamente o pé esquerdo da embreagem enquanto pressiona o pedal do acelerador com o pé direito. Tire o pé completamente da embreagem quando o carro estiver se movendo suavemente para a frente.
  5. Repita esse processo para cada marcha.
mulher mudando

Desacelerando

Se você precisar diminuir a velocidade, é importante lembrar que também é necessário diminuir a velocidade. Se você não fizer isso, o carro irá parar. Veja como diminuir o turno:

  1. Pise no freio com o pé direito até que o tacômetro atinja cerca de 2.000 RPM.
  2. Com o pé direito ainda no freio, use o pé esquerdo para empurrar o pedal da embreagem até o chão.
  3. Mova o shifter de marcha para fora de sua marcha atual e para a próxima marcha abaixo.
  4. Tire o pé direito do freio e mova-o sobre o acelerador. Pressione lentamente o pedal do acelerador enquanto solta a embreagem. O carro vai desacelerar.
  5. Para continuar a desacelerar o carro gradualmente, mantenha a marcha lenta.

Parando o carro

Parar é um pouco mais complicado em um carro manual do que emum automático. Assim como diminuir a velocidade, você precisará pressionar o pedal da embreagem para evitar o afogamento do carro. Veja como você pode parar sem perder tempo:

  1. Remova o pé direito do pedal do acelerador.
  2. Pressione a embreagem até o chão com o pé esquerdo.
  3. Pressione o pedal do freio com o pé direito. É importante colocar a embreagem totalmente no chão antes de pisar no freio.
  4. Mova a alavanca de câmbio para neutro e tire o pé da embreagem. Espere o carro parar.

Invertendo

Se você precisar voltar, terá que colocar o carro em marcha à ré:

  1. De uma parada, pressione a embreagem até o chão com o pé esquerdo.
  2. Mova o shifter em marcha à ré. Esta engrenagem está localizada totalmente à direita e atrás da alavanca de mudanças.
  3. Coloque o pé direito sobre o pedal do acelerador. Pise lentamente no pedal do acelerador enquanto solta a embreagem. O carro começará a se mover para trás.

Estacionar o carro

Quando estiver pronto para estacionar o carro, certifique-se de que o veículo esteja em ponto morto. Engate o freio de estacionamento ou de emergência e retire o pé do pedal do freio. Desligue a ignição.

É importante observar que se você estiver estacionando o carro em uma colina, deve deixar a transmissão em primeira marcha. Isso garantirá que o carro não role se o freio de mão falhar por algum motivo.

travão de mão

Resolução de problemas comuns

Alguns novos drivers se assemelhamtrocando uma velocidade de cincopara tentar acariciar sua cabeça enquanto esfrega seu estômago. Há muitas coisas em que pensar ao mesmo tempo e é perfeitamente normal ter alguns problemas. Esses desafios são fáceis de resolver com a prática.

Carro não pega

Se estiver tentando dar a partida no carro sem sucesso, verifique se o pedal da embreagem está pressionado no chão. A maioria dos automóveis modernos não dá partida a menos que a embreagem esteja acionada.

Motor está rugindo

O motor está fazendo barulho? Se o motor soar alto e o tacômetro estiver lendo um número alto, é provável que você esteja acelerando o motor. Isso significa que você está abastecendo o carro demais sem engatar totalmente as marchas. Para corrigir a situação, não pressione o pedal do acelerador com tanta força e solte um pouco a embreagem.

candidatar-se a um emprego na kmart

O carro continua parando

Se você descobrir que o carro continua afogando quando tenta dirigir para frente, é provável que você não esteja abastecendo o carro o suficiente. Pressione um pouco mais o pedal do acelerador ao soltar a embreagem. Lembre-se de que essa parte exige muita prática e é perfeitamente normal parar muito o carro quando você está aprendendo pela primeira vez.

motorista frustrado

Carro balança para frente

A aceleração irregular ou repentina também é um problema comum para muitos motoristas. Normalmente, isso significa que você está soltando a embreagem repentinamente. Tente tirar o pé do pedal gradualmente e provavelmente terá um passeio mais suave.

Há um barulho horrível de moagem

Quando você muda de marcha, está fazendo uma série de dentes engatar em uma série de orifícios. Se eles não corresponderem muito bem, você ouvirá um terrível ruído de trituração. A chave aqui é relaxar e tentar novamente. É preciso um pouco de prática para saber onde estão as marchas e ter certeza de que o carro está totalmente engrenado.

Carro rolando para trás em uma colina

Se você tiver que parar em um semáforo ou sinal de pare e começar em uma colina, poderá descobrir que o carro rola para trás. Isso pode ser realmente assustador se você estiver no trânsito, por isso é importante praticar a situação o máximo possível antes de sair para a cidade. Basicamente, o equilíbrio entre o acelerador e a embreagem é um pouco diferente quando você está começando em uma colina. Dê ao carro um pouco mais de gasolina do que o normal para compensar os efeitos da gravidade. Se você se encontrar nessa situação e tiver outro carro bem no seu para-choque traseiro, puxe o freio de mão ao engatar a primeira marcha. Lembre-se de soltar o freio de mão imediatamente assim que começar a se mover para evitar danos ao carro.

Dirigindo uma transmissão manual no trânsito

Praticar em um estacionamento ou em uma estrada secundária é uma coisa, mas o mundo real é outra. Quando estiver pronto para sair às ruas com suas novas habilidades, lembre-se dessas dicas.

Mantenha distância

Mantenha algum espaço entre você e o carro à sua frente. Não é incomum que o carro salte para a frente quando você perde a velocidade e você não quer bater acidentalmente na traseira de outro veículo.

Não faça múltiplas tarefas

É tentador fazer várias tarefas ao dirigir, mas você não pode realmente fazer isso com um câmbio manual. Você precisa de ambas as mãos para mudar e dirigir e ambos os pés para os pedais. Isso significa não tomar um gole de café ou comer um lanche, e definitivamente significa não enviar mensagens de texto ou falar em um telefone portátil.

como se reconectar com um irmão afastado

Em caso de emergência, use o freio de mão para começar em colinas

É ruim para o seu carro dirigir com o freio de mão acionado, mas você pode usá-lo para ajudá-lo a começar no topo de uma grande colina se estiver tendo problemas. Às vezes, outros carros estarão muito próximos do seu pára-choque traseiro e você ficará preocupado em rolar para trás enquanto tenta deslizar a embreagem. Você pode engatar temporariamente o freio de mão para segurar o carro enquanto obtém os RPMs onde eles precisam estar. Desengate o freio de estacionamento antes de deslizar a embreagem.

Lembre-se de que você pode pressionar a embreagem com o freio

Manter a embreagem pressionada é ruim para o carro, mas se você precisar parar repentinamente, basta pressionar os pedais da embreagem e do freio ao mesmo tempo. O ideal é que você mude para o ponto morto e solte a embreagem, mas o mais importante é parar quando for necessário. Você pode refinar sua técnica à medida que pratica mais.

Não ande na embreagem

Se você se encontrar em um trânsito que pára e vai, é tentador abandonar um pouco a embreagem ao alternar entre dirigir e frear. Isso é ruim para o seu carro e fará com que a embreagem se desgaste prematuramente. Em vez disso, certifique-se de soltar a embreagem totalmente.

Fique calmo

Quando você está aprendendo pela primeira vez, dirigir um câmbio manual no trânsito real pode ser estressante. Você pode parar o carro e as pessoas podem até buzinar para você. Lembre-se de respirar e seguir as etapas para começar de novo. Isso acontece com todos e, com o tempo, você não vai mais se preocupar em protelar.

Na estrada em pouco tempo

Dirigir um carro com transmissão manual não precisa ser assustador. Na verdade, muitas pessoas apreciam a sensação maior de estar no controle do veículo que vem com a direção padrão. Com um pouco de prática e um bom senso de humor, você estará na estrada em um piscar de olhos.

Calculadora Caloria