Grooming excessivo em gatos e o que isso significa

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato lambendo a pata se arrumando

Um gato pode passar 30% de suas horas de vigília se limpando, mas a limpeza excessiva é motivo de preocupação quando um gato se limpa tão excessivamente que causa manchas calvas ou áreas de pele irritada e feridas abertas. Embora seja muito normal que um gato cuide de si mesmo ou de outros gatos, quando o gato começa a apresentar sinais de escovação excessiva, o problema precisa ser resolvido.





não mexa com minhas citações de família

Compreendendo a preparação excessiva do seu gato

Os motivos pelos quais um gato cuida demais podem ser médicos ou comportamentais. Às vezes pode ser complicado descobrir qual deles está fazendo com que seu gato lamba excessivamente. O primeiro passo é discutir o problema com seu veterinário. Ela examinará o histórico do seu gato com você para ajudar a descobrir o que está causando o problema. Após a causa ser identificada, o tratamento pode ser iniciado. Uma razão médica para esse comportamento terá um plano de tratamento muito diferente daquele causado por um problema comportamental.

Artigos relacionados

Causas médicas da higiene excessiva de gatos

Existem várias causas médicas para o excesso de higiene. A área onde o gato está lambendo pode dar pistas sobre a causa.



Parasitas

Um gato que lambe a área logo acima da cauda pode ter alergia a pulgas. Os donos de gatos às vezes se preocupam com o fato de os vermes estarem fazendo com que seus gatos se limpem demais. Esta não é uma causa comum de higiene excessiva. No entanto, os gatos podem pegar vermes ao ingerir uma pulga, por isso é importante mantê-lo livre de pulgas. para prevenir tênia .

Alergias

Gatos que lambem principalmente a parte inferior do abdômen e a parte interna das patas traseiras podem ser sofrendo de alergias . Os gatos, assim como os humanos, podem ter alergia a pulgas, alimentos e poluentes ambientais.



Doenças infecciosas

Ácaros da pele e micose são dois tipos de doenças infecciosas da pele. Estes são mais comuns em gatos ao ar livre ou em grandes situações com vários gatos (como abrigos ou grupos de resgate). Seu gato pode sentir coceira nas orelhas ou lamber os cotovelos ou patas.

Dor

Um gato pode lamber uma área específica que é fonte de dor para ele. A gato que está constipado pode estar lambendo sua extremidade traseira. Se houver algum tipo de artrite na coluna, ela lamberá principalmente a parte média ou superior da coluna e poderá até chorar ao ser tocada nessa área.

o dispositivo ainda está sob responsabilidade financeira e / ou contrato

Causas comportamentais do excesso de higiene

O excesso de higiene comportamental é chamado de 'alopecia psicogênica'. Alopecia significa perda de cabelo de parte ou partes do corpo. Psicogênico significa que algo está acontecendo por uma causa psicológica e não física. Nos gatos, a alopecia psicogênica é causada pelo estresse. Como a escovação libera endorfinas, os gatos fazem a escovação para se acalmarem. Encontrar a causa do estresse em um gato nem sempre é fácil e geralmente requer a ajuda de um veterinário e, às vezes, de um especialista em comportamento animal.



Como impedir que um gato se alimente demais

As estratégias para impedir que um gato se lamba demais dependerão do que está fazendo com que ele lamba excessivamente. Uma razão médica para esse comportamento terá um plano de tratamento muito diferente daquele causado por um problema comportamental. A parte difícil é encontrar a causa subjacente.

melhor tratamento com óleo quente para cabelo preto

Tratamentos médicos

Há muitas maneiras de tratar medicamente um gato que está se cuidando demais por motivos físicos.

Veterinária feminina verificando um gato
    Alergias-Se o problema for alergias, seu veterinário pode querer que você experimente um alimento diferente ou comece a tomar anti-histamínicos para seu gato. Em casos difíceis, pode ser necessário consultar um dermatologista veterinário. Ele ou ela pode recomendar uma injeção de esteróide para dar algum alívio ao seu gato.
    Doença infecciosa-Seu veterinário pode realizar um procedimento de raspagem da pele ou uma cultura fúngica para descartar ácaros ou micose.
    Dor-Seu veterinário precisará fazer um exame físico completo e exames de sangue para descartar causas metabólicas de dor. Os raios X podem detectar artrite e algumas formas de doenças da coluna vertebral. Tratar a origem da dor com antiinflamatórios e outros medicamentos apropriados ou suplementos podem impedir o excesso de higiene.

Tratamentos Comportamentais

O tratamento comportamental do excesso de higiene é mais complicado, pois existem fatores aparentemente infinitos que podem causar estresse em um gato. O que causa estresse para um gato pode não causar problemas para outro. Remover o estressor é a chave se você puder identificá-lo. Existem alguns tratamentos gerais para ajudar a reduzir o estresse em um gato que está se alimentando demais por motivos não médicos:

  • Forneça bastante enriquecimento para o seu gato. Brinquedos ou jogos interativos , bem como passar muito tempo individualmente com seu gato o ajudará a se sentir mais calmo.
  • Forneça muitos lugares “seguros” para o seu gato se enrolar e tirar uma soneca. Forneça espaços privados para o seu gatinho e áreas onde ele possa subir no alto, como árvores para gatos.
  • Certifique-se de ter uma caixa sanitária para cada gato da casa. Produtos como Feliway usado ao redor das caixas sanitárias pode ajudar a aliviar o estresse em famílias com vários gatos.
  • Mantenha a programação do seu gato o mais rotineira possível. Tente alimentar seu gato no mesmo horário todos os dias e não mova muito as tigelas de comida.

Nos casos mais extremos de higiene comportamental excessiva, seu gato pode precisar de medicamentos ansiolíticos, além das sugestões acima. Isso não significa que seu gato tenha que tomar a medicação para sempre. O objetivo é sempre afastá-la da medicação à medida que ela se adapta ao ambiente.

Uma cura permanente para o excesso de higiene

As causas médicas para a higiene excessiva têm o melhor resultado para uma cura permanente. Gatos com causas comportamentais para lambidas excessivas apresentam sintomas que aumentam e diminuem. Cabe aos pais do animal de estimação estar muito atentos aos sinais de estresse e modificar o ambiente do gato conforme necessário para reduzir os estressores.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria