Riscos e benefícios das injeções para leucemia felina

Os Melhores Nomes Para Crianças

Veterinário dando uma injeção da vacina

A maioria dos veterinários recomenda leucemia felina vacinas para prevenir a propagação deste retrovírus altamente contagioso, mas alguns donos de animais de estimação desconhecem os riscos associados à vacina. Em muitos casos, o benefícios da vacina superam em muito os possíveis efeitos colaterais, mas é importante estar informado antes de tomar essa decisão para seu animal de estimação.





Riscos associados à vacina contra leucemia felina

Costumava ser isso veterinários recomendados vacinas contra leucemia felina para todos os gatos. Depois que um gatinho foi submetido às injeções, a vacina contra a leucemia felina foi recomendada como uma injeção anual. No entanto, mais conhecimento e pesquisa têm sido feitos sobre a vacina FeLV desde o seu início. Acontece que a injeção de FeLV envolve algum risco de desenvolver câncer.

Artigos relacionados

Vacinas FeLV podem causar sarcoma em gatos

Atualmente, acredita-se que a vacina FeLV seja entre 75 a 85 por cento eficaz na prevenção dos efeitos do vírus da leucemia felina. No entanto, apresenta o risco de causar um certo tipo de câncer denominado “sarcoma” em gatos.



  • Sarcomas são tumores cancerígenos que requerem esforços invasivos para serem removidos. Na verdade, muitas vezes esses tumores não podem ser removidos e são fatais para o gato.
  • Ainda não se sabe por que estes tumores de sarcoma se desenvolvem, mas os veterinários estão descobrindo que o inflamação no ponto de injeção parece estar diretamente relacionado ao crescimento dos tumores.
  • Alguns veterinários sugeriram que o uso de alumínio nas vacinas pode ser a causa, mas os pesquisadores descobriram gatos que desenvolveram sarcoma sem o alumínio como um dos ingredientes da vacina.
  • A vacina FeLV não é a única vacina implicada em sarcomas relacionados à vacina, mas junto com a raiva é uma vacina que preocupa os veterinários.
  • Devido à possibilidade de desenvolvimento de cancro, um grupo de trabalho conjunto de associações veterinárias diretrizes desenvolvidas que pediu aos veterinários que considerassem vários fatores ao sugerir a vacina FeLV aos proprietários de gatos, incluindo o risco local, o histórico médico e o estilo de vida do gato, e o uso de vacinas nasais e tópicas em vez de injeções.
  • O as diretrizes ainda recomendam a vacina FeLV para todos os gatinhos, mas quando o gato tiver um ano ou mais, pode ser desnecessária, a menos que o gato viva em condições de alto risco.

Reação negativa às vacinas

Qualquer animal de estimação pode ter um reação negativa ao processo de vacinação. Isso pode ocorrer devido a uma resposta imunológica defeituosa ou como resultado de certos agentes da vacina. Um gato tem um reação alérgica leve a grave que pode incluir:

  • Urticária
  • Inflamação e inchaço no local da injeção
  • Letargia
  • Diarréia
  • Diminuição do apetite e vômitos
  • Claudicação
  • Febre

Na maioria dos casos, estes sintomas desaparecem por si próprios em um curto espaço de tempo . Infelizmente, não existe uma maneira real de saber com antecedência se um gato normalmente saudável será um dos poucos que sofrerá uma reação negativa.



Vacinação recomendada para gatos em risco

Devido ao risco de sarcomas relacionados à vacina e outros possíveis efeitos colaterais, a vacina FeLV é agora sendo recomendado por especialistas veterinários apenas para gatos ou gatinhos adultos “em risco”. Se o estilo de vida do seu gato não representa um risco razoável de contrair o vírus da leucemia felina, o seu veterinário não deve administrar a vacina para o seu gato.

peso médio para uma mulher de 16 anos
Gatinho olhando

Quais gatos estão em risco?

A maioria dos veterinários e grupos de bem-estar animal recomendam manter os gatos dentro de casa.

  • Gatos que vivem apenas dentro de casa têm uma chance muito reduzida de adquirir o inúmeras doenças transmissíveis que habitam o mundo felino.
  • A leucemia felina se espalha entre gatos e é facilmente contraída em ambientes externos, fazendo com que os gatos que vivem dentro de casa tenham maior risco de contrair a doença.
  • Estima-se que entre 2 e 8 por cento dos gatos em qualquer área que saem de casa são FeLV-positivos.
  • Gatos que vivem apenas em ambientes fechados e nunca são expostos a outros felinos não precisam ser vacinados contra FeLV.
  • No entanto, se você adotar um gato de um abrigo ou trazer um gato de rua, você deve considerar seriamente vacinar seu gato atual contra FeLV. A menos que qualquer futuro gato de estimação tenha recebido um atestado de saúde, eles são uma ameaça potencial para o seu gato atual.

Pesando os custos

Os animais que levam um estilo de vida de alto risco devem ser vacinados, mas os donos dos animais devem sempre perguntar sobre os efeitos colaterais específicos de uma vacina.



  • Sempre existe algum risco no uso de um medicamento ou vacina em qualquer animal.
  • O custo a considerar é o risco do seu gato contrair uma doença mortal se não for vacinado e quão altas são as chances de contrair essa doença.
  • Da mesma forma, considere a possibilidade de um gato que só vive dentro de casa escapar para fora. Mesmo um curto período de tempo fora de casa pode levar à transmissão da doença se o seu gato tiver o azar de encontrar gatos ao ar livre com FeLV-positivos.

Fale com o seu veterinário

Seu veterinário é seu melhor guia para decidir se deve vacine seu gato para FeLV. Ele ou ela estará ciente dos riscos de doenças locais e poderá examinar seu gato, bem como possíveis novos gatos, para ajudar a fornecer a você as melhores informações. Eles também podem obter um histórico detalhado do seu gato e seu estilo de vida, incluindo se ele fica em casa ou não, e dar-lhe uma opinião fundamentada sobre suas opções.

Vacinando gatos contra FeLV

É importante que os donos de animais de estimação avaliem os custos e considerem os riscos para determinar se a administração da vacinação contra FeLV é a ação mais segura e sensata para seu animal de estimação. Converse com seu veterinário e forneça informações precisas sobre o estilo de vida e o ambiente doméstico do seu gato para saber o nível de risco do seu gato e se a vacinação é o melhor curso de ação.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca

Calculadora Caloria