Os cães podem comer costelas? Mastigar ou não mastigar

Os Melhores Nomes Para Crianças

Cachorro labrador preto olhando uma costela em churrasco

Considerando que alguns ossos podem ser adequados para oferecer ao seu companheiro canino sob supervisão, você pode estar se perguntando se os cães podem comer ossos de costela. A resposta é não, as costelas não são seguras para cães. É fundamental que os donos de cães entendam os riscos associados a esse tipo de osso e como proceder caso seu cão consiga um.





Cães podem comer infográfico de costelas

Ossos de costela não são um tratamento seguro para cães

Quer sejam crus ou cozidos, carne de porco ou vaca, os ossos das costelas não são um deleite seguro para cães. Dada a sua forma e tamanho, esses ossos representam risco de asfixia. Ossos de costela cozidos também podem se estilhaçar em fragmentos pontiagudos, o que pode danificar a boca, a garganta ou os intestinos do seu cão. Mesmo servidos crus, esses ossos não são inofensivos. Considere os muitos riscos potenciais envolvidos nas costelas.

Artigos relacionados Cachorro com dentes quebrados
    Dentes quebrados. É muito comum cães fraturarem os dentes enquanto mastigando ossos . Quando isso acontece, o dente geralmente se divide até a polpa ou nervo, criando um problema doloroso e deixando seu filhote suscetível a infecções. Dentes fraturados normalmente requerem cirurgia dentária cara. Lesão oral. Ossos de costela cozidos são quebradiços e podem lascar quando um cachorro os mastiga. Essas peças afiadas podem facilmente perfurar as gengivas, a língua, o palato mole e a garganta do seu cão. Cirurgia com sedação ou anestesia total pode ser necessária para tratar essas feridas dolorosas. Bactéria nociva.Embora os ossos crus sejam menos propensos a lascar, eles ainda apresentam riscos. Bactérias nocivas podem se reproduzir em ossos crus, deixando seu cão ou humanos em sua casa doentes. Contaminantes comuns incluem salmonela , Escherichia coli -- conhecido como E. coli , um tipo de bactéria – e listeria, para citar alguns. Pancreatite.Alimentos gordurosos, como a cartilagem e a gordura deixada nas costelas, podem causar inflamação do órgão pâncreas chamado pancreatite . Esta é uma condição extremamente desconfortável em cães que pode ser fatal se não for tratada. Os sinais incluem falta de apetite, vômitos, diarréia e desconforto abdominal. Obstrução esofágica.Fragmentos ósseos ou toda a costela podem facilmente ficar alojados no esôfago, constituindo um perigoso risco de asfixia. Ossos são supostamente os objeto mais comum ficar alojado no esôfago de um cachorro. Bloqueio intestinal.Mesmo que um cão consiga engolir um osso ou fragmento de osso, ele ainda pode ter dificuldade para se mover através do trato intestinal. Os ossos geralmente criam uma bloqueio dentro do estômago ou trato intestinal. Essa obstrução impede que qualquer coisa passe pelo trato digestivo de um cão e é fatal se não for tratada. A maioria dos casos requer cirurgia para remover o osso.

O que fazer se seu cachorro comeu costelas

Se você descobrir que seu cachorro roubou uma costela do seu prato, recupere-a imediatamente. Mesmo sob supervisão, os cães podem engolir um osso sem querer. Em seguida, verifique se há sangramento ou feridas na boca.



Se você sabe ou está preocupado com o fato de seu cão ter engolido uma costela, verifique se há sinais imediatos de desconforto. Se eles são sufocando , engasgando, arranhando a garganta ou parecendo estar em perigo, dirija-se imediatamente ao hospital veterinário.

Se eles não estiverem em perigo, ainda é aconselhável entrar em contato com seu veterinário para obter orientação. Monitore seu cão em busca de quaisquer sinais preocupantes pelas próximas 72 horas.



Sintomas a serem observados

Depois de mastigar ou ingerir uma costela, monitore seu cão em busca desses sinais preocupantes.

  • Saliva com sangue ou sangramento oral
  • Dificuldade para comer
  • Energia baixa
  • Diminuição ou ausência de apetite
  • Vômito
  • Regurgitação
  • Diarréia
  • Fezes sangrentas
  • Constipação

Quando ir ao veterinário

É importante procurar atendimento veterinário assim que surgirem esses sinais ou sintomas. Quanto mais cedo o seu cão for tratado devido a uma lesão oral, infecção bacteriana, pancreatite ou obstrução intestinal, maiores serão as chances de recuperação. Quaisquer sintomas que não melhorem ou piorem após 24 horas justificam uma consulta de atendimento de urgência.

Opções alternativas aos ossos

Ao considerar alternativas aos ossos, é importante encontrar opções que sejam seguras para os dentes dos cães e que não possam ser engolidas. O Conselho de Saúde Bucal Veterinária tem um lista de produtos aprovados que são realmente benéficos para os dentes caninos, ao mesmo tempo que lhes permitem praticar a mastigação. Você também pode optar por um brinquedo resistente Kong ou Nylabone.



Cachorro marrom parado em um caminho de jardim com um osso de borracha na boca

Para os donos de cães que ainda gostariam de oferecer ossos aos seus filhotes, é importante selecionar um que seja grande o suficiente para evitar engasgos ou deglutições. Dra. , DVM, recomenda que os proprietários escolham um osso “aproximadamente do tamanho da cabeça do seu cachorro”. Muitos especialistas também sugerem selecionar grandes ossos crus sobre ossos cozidos, pois é menos provável que se quebrem. Verifique com seu veterinário pessoal se ele tem alguma recomendação específica para seu filhote.

Os cães podem ter costelas?

Ossos de costela não são um deleite ideal ou um brinquedo para mastigar para cães. Infelizmente, mastigadores entusiasmados podem engolir um osso involuntariamente enquanto se divertem. Resista àqueles olhares intensos de cachorrinho e, em vez disso, dê ao seu filhote uma mordida em um vegetal adequado para cães do seu prato ou um brinquedo para mastigar seguro .

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria