Problemas oculares de cachorro

Os Melhores Nomes Para Crianças

Veterinário e cachorro

Vermelhidão, coceira e olhos lacrimejantes em cães podem parecer como alergias , mas esses sintomas podem indicar algo mais sério. Se um problema ocular não for tratado com rapidez suficiente, o que pode parecer um problema menor pode resultar em deficiência visual, cegueira e até perda do olho. Se o seu cão começar a apresentar sintomas de olhos pouco saudáveis, não demore em levá-lo ao veterinário.





Lacerações da córnea e da esclera

Lacerações da córnea e da esclera

Seu cão coçando o olho ou um objeto estranho batendo no olho pode resultar em um ferimento na córnea ou na esclera (parte branca do olho) e pode causar úlceras na córnea. Estas lacerações, muitas vezes referidas como trauma ocular, são graves e Cuidados com os olhos dos animais afirma que esta lesão deve ser tratada imediatamente.

Artigos relacionados

Sintomas

  • Arranhão ou lágrima visível no olho
  • Apalpando o olho
  • Aluno distorcido
  • Olho saliente
  • Córnea nublada
  • Olho inchado
  • Sangue na córnea

Tratamento

O tipo e a gravidade da lesão variam dependendo da causa da laceração. Para lesões menos graves, o olho pode ser lavado e uma pomada tópica com antibióticos será usada para tratar ou prevenir infecções. Pomadas típicas usado inclui neomicina-polimixina B e bacitracina para feridas penetrantes e cefazolina , gentamicina , ou tobramicina para feridas perfurantes. Seu veterinário também pode prescrever antiinflamatórios, como prednisolona ou dexametasona e esteróides tópicos . Para lesões mais graves, pode ser necessária uma cirurgia para reparar o cristalino sobre o olho e, em casos extremos, o olho pode precisar ser removido. Seu veterinário pode encaminhá-lo a um oftalmologista de animais de estimação se for necessária uma cirurgia. Não importa o tratamento, seu cão terá que usar uma coleira elisabetana para evitar que ele toque no ferimento e o agrave.



Este tipo de lesão requer cuidados veterinários imediatos.

Cistos

Cachorro com cisto ocular

Às vezes, os cistos podem ocorrer na íris dos cães. Normalmente não são dolorosos, mas podem causar problemas de visão. PetMD lista a genética como a causa mais comum, mas os cistos também podem resultar de glaucoma ou trauma ocular.



Sintomas

  • Massa esférica ou oval no olho com pigmento claro, escuro ou transparente
  • Múltiplas massas no olho

Tratamento

Na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário para os cistos. Se os cistos do seu cão forem causados ​​por uma doença subjacente, essa condição será tratada. Sempre peça ao seu veterinário para verificar os cistos em seu cão para garantir que ele não precise de tratamento para eles.

Inflamação das pálpebras (blefarite)

Inflamação ocular

Se você notar que seu cão está apresentando alguma inflamação ao redor dos olhos, pode ser blefarite. PetMD afirma que a blefarite é o inchaço das pálpebras ou das membranas mucosas ao redor dos olhos e pode ser causada pela genética ou por alergias devido a medicamentos, alimentos, pulgas ou ao meio ambiente.

Sintomas

  • Pele escamosa, seca ou escamosa ao redor dos olhos
  • Comichão intensa nos olhos
  • Secreção ocular aquosa ou cheia de muco
  • Espessamento das pálpebras
  • Perda de cabelo ou pigmentação da pele ao redor dos olhos
  • Elevação da pele com ou sem pus
  • Conjuntivite concomitante
  • Inflamação da córnea, causando visão turva

Tratamento

A blefarite pode ser dolorosa e irritante, então leve seu cão ao veterinário imediatamente para resolver esse problema. Seu veterinário fará um exame oftalmológico e poderá coletar uma amostra da pele ou secreção para determinar se mais testes devem ser realizados.



O tratamento da blefarite depende inteiramente da causa da doença, e as formas de tratamento podem incluir mudança na dieta, antibióticos ou cirurgia. O tratamento também pode incluir o uso de compressas quentes nos olhos ao longo do dia e a limpeza da área ocular com uma solução prescrita pelo seu veterinário.

Cataratas

Labrador preto com catarata

A catarata é uma tonalidade opaca e turva sobre o cristalino do olho. Doenças como diabetes e o glaucoma causa catarata, mas a catarata também pode se desenvolver devido à genética, dieta inadequada ou trauma ocular. À medida que os cães envelhecem, a catarata torna-se mais comum.

Sintomas

  • Névoa cinza ou azul sobre todo ou parte do olho
  • Perda ou deficiência visual
  • Aumento da ingestão de água e micção (pode indicar diabetes)

Tratamento

Cuidados com os olhos dos animais estados suplementos antioxidantes fornecido pelo seu veterinário pode ajudar na saúde dos olhos, mas a cirurgia é a única maneira de livrar completamente a catarata nos olhos do seu cão. Esta doença normalmente não causa dor ao seu cão, mas se não for tratada, a catarata pode causar cegueira permanente. Se o seu cão apresentar sintomas de catarata, leve-o ao veterinário para ver se a cirurgia é necessária.

Protrusão da pálpebra (olho cereja)

Olho de cereja

' Olho de cereja 'é quando um cão desenvolve uma massa rosa ou vermelha projetando-se da pálpebra inferior. Essa condição ocorre quando ocorre um prolapso na terceira pálpebra dos cães, o que auxilia na produção de lágrimas.

Sintomas

  • Coceira nos olhos
  • Inchaço ao redor dos olhos
  • Massa rosa ou vermelha pequena ou grande perto da pálpebra

Tratamento

Seu veterinário pode recomendar injeções ou antibióticos tópicos, mas PetEducação informa que esses tratamentos normalmente não são satisfatórios e que geralmente é necessária cirurgia para reposicionar a glândula prolapsada. A glândula pode ser totalmente removida, mas isso pode causar outros problemas posteriormente, como olho seco. Converse com seu veterinário sobre o melhor método de tratamento para seu cão.

aulas online gratuitas de controle da raiva com certificado

Ceratoconjuntivite (olho seco)

Ceratoconjuntivite

A ceratoconjuntivite, mais comumente conhecida como olho seco, é uma condição que ocorre quando a córnea fica inflamada e o tecido ao redor da córnea fica seco. Hospitais VCA afirma que o olho seco normalmente ocorre em ambos os olhos, mas um olho pode apresentar sintomas piores que o outro.

A genética desempenha um papel, mas qualquer condição que impeça a produção adequada de lágrimas pode resultar em olho seco, incluindo doenças autoimunes , vírus da cinomose canina , e hipotireoidismo . Certos medicamentos, incluindo sulfonamidas , também pode contribuir para esta doença.

Sintomas

  • Apertar os olhos ou piscar excessivamente
  • Dor ou irritação
  • Vermelhidão
  • Descarga de muco espesso

Tratamento

O tratamento para olho seco pode incluir medicação aplicada no olho para promover a produção de lágrimas, e seu veterinário pode aconselhá-lo a limpar suavemente os olhos do seu cão diariamente com uma toalha quente e úmida. Os medicamentos mais utilizados são ciclosporina e tacrolimo e em alguns casos pilocarpina . A substituição do filme lacrimal também pode ser usada além dos medicamentos. Cuidados ao longo da vida são necessários para ajudar na cura dessa condição. Se um cão se recusar a tomar colírios ou se eles não funcionarem, a cirurgia pode ser recomendada para corrigir o problema.

Não deixe de visitar seu veterinário imediatamente se seu cão apresentar sintomas de ceratoconjuntivite. É uma condição irritante e pode ser um sinal de alerta de um problema subjacente maior.

Conjuntivite

Conjuntivite

A conjuntivite, também conhecida como olho-de-rosa, é uma doença ocular bastante comum em cães. A conjuntivite é causada quando a bactéria entra em contato com o olho e não é eliminada adequadamente. De acordo com PetMD , outros fatores, como alergias, doenças autoimunes e o vírus da cinomose canina, podem causar conjuntivite.

Sintomas

  • Muco ou pus drenando do olho
  • Olhos duros
  • Lacrimejamento excessivo ou piscar
  • Inchaço ao longo do revestimento do olho
  • Apertar os olhos ou manter os olhos fechados
  • Rosa ou vermelhidão nos olhos

Tratamento

Depois de descartar doenças mais graves que possam ser a causa subjacente, seu veterinário recomendará uma pomada para os olhos, como Terramicina ou gotas como Ciprofloxacina , possivelmente acompanhado de um antibiótico oral. Eles também podem prescrever um medicamento antiinflamatório, como a prednisolona. Uma lavagem ocular com solução salina pode ser realizada para remover muco ou irritantes. Dependendo da causa da conjuntivite, seu veterinário pode recomendar mudanças na dieta ou no ambiente.

Glaucoma

Dachshund com glaucoma

Embora considerado uma emergência, o glaucoma é uma doença ocular relativamente comum em cães. O glaucoma ocorre quando a pressão dentro do globo ocular aumenta mais do que deveria. PetEducação indica que esta pressão pode danificar as estruturas internas do olho. O glaucoma é causado pela genética, mas também pode ser causado como uma doença secundária a outra condição, como diabetes ou ferimento no olho.

Sintomas

  • Mostrando dor dentro ou ao redor do olho
  • Pupilas dilatadas
  • Olhos inchados/um olho maior que o outro
  • Nebulosidade na córnea
  • Alteração nos vasos sanguíneos da esclera

Tratamento

O tratamento imediato é uma necessidade absoluta para salvar a saúde ocular do glaucoma. Solicite uma consulta no mesmo dia para avaliar e tratar os olhos do seu cão antes que ocorra qualquer dano permanente.

carboidratos em vinho tinto cabernet sauvignon

Seu veterinário administrará uma pomada para os olhos, mas também poderá administrar um antibiótico oral. Os tratamentos provavelmente serão necessários várias vezes ao dia. Seu veterinário também pode recomendar cirurgia ou até mesmo remoção do olho.

Se o glaucoma não for tratado imediatamente, pode ocorrer perda permanente de visão ou cegueira total, portanto, seja cuidadoso ao verificar se há algo que possa indicar glaucoma nos olhos do seu cão.

Tratamento caseiro para infecções oculares

Existem várias opções que você pode tentar para um caso leve de problemas oculares, mas você deve sempre consultar um veterinário antes de usar qualquer uma delas. Informações veterinárias recomenda o uso de um simples enxágue com solução salina para limpar os olhos do seu cão. A receita do enxágue é meia colher de chá de sal em uma xícara de água morna (não quente). Use esta mistura para limpar suavemente a área dos olhos duas vezes por dia.

Outro enxágue que eles recomendam é usar chá de camomila preparado e deixado esfriar. Coloque o saquinho de chá nas áreas ao redor dos olhos do cão (mas não nos olhos) e deixe o líquido do saquinho escorrer ao redor da área dos olhos.

Usando medicamentos para olhos humanos em cães

Você pode ficar tentado a usar medicamentos para problemas oculares que podem ser adquiridos em cima do balcão na sua farmácia local. Esses medicamentos não devem ser usados ​​nos olhos de cães e alguns deles podem ser tóxicos para os cães. Exemplos de medicamentos que você deve evitar são prata coloidal, pomadas antibióticas e lavagens e remédios à base de ervas. Sempre discuta qualquer medicamento para humanos com seu veterinário antes de usá-lo em seu cão.

Seu cachorro está ficando cego?

Se não forem tratadas, algumas destas doenças oculares podem levar à cegueira . Se você notar algum dos sintomas abaixo, leve seu cão ao veterinário para um check-up imediatamente:

  • Bater nas paredes ou objetos da casa
  • Tropeçar em itens da casa e uma sensação geral de falta de jeito e desorientação
  • Um aumento nos comportamentos acima à noite, de modo que a escuridão piora os sintomas
  • Andar muito devagar e com cautela, ou com o nariz no chão e linguagem corporal “baixa”
  • Parecendo ter dificuldade em encontrar itens regulares, como pratos de comida, brinquedos, camas, porta de cachorro, etc.
  • Comportamento ansioso
  • Letargia e/ou depressão
  • Vermelhidão nos olhos
  • Pupilas dilatadas
  • Opacidade ou 'turvação' nos olhos

Observando a saúde ocular do seu cão

Problemas oculares podem ser uma fonte de dor, irritação e desconforto para os cães, e a causa pode ser um problema não descoberto no sistema imunológico. Verificar regularmente se há problemas nos olhos dos cães é uma parte importante da posse de um animal de estimação. Revisar fotos de doenças oculares, infecções e outras condições em cães pode ser útil, mas não é um bom substituto para um exame veterinário. Se algo não parece certo, é sempre melhor levar seu cão ao veterinário. Você pode estar evitando complicações adicionais e pode até descobrir que um problema maior está em questão.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria