Guia abrangente de cuidados com papagaios para iniciantes

Os Melhores Nomes Para Crianças

Papagaios de estimação

Papagaios de estimação são companheiros domésticos populares por vários motivos, incluindo beleza, inteligência, longa vida, travessuras engraçadas e potencial para falar. No entanto, essas criaturas espetaculares exigem muito mais tempo, paciência e cuidados especializados do que muitas pessoas imaginam, por isso é importante que os proprietários em potencial entendam no que estão se metendo antes de adquirirem uma dessas aves incríveis.





Compreendendo suas necessidades

Uma das coisas mais importantes para entender sobre como cuidar de um papagaio é que essas aves não são domesticados como cães e gatos. Na natureza, os pássaros passam grande parte do dia voando, procurando alimentos e se envolvendo em interações sociais uns com os outros. Os proprietários de papagaios precisam fornecer aos seus animais de estimação maneiras de realizarem seus comportamentos naturais dentro dos limites de suas casas.

Estimulação física, mental e social

Os papagaios precisam de bastante estímulo e exercícios diários para evitar que fiquem entediados, portanto, proporcione-lhes o máximo de tempo supervisionado possível fora da gaiola. Passe algum tempo brincando com eles e seus brinquedos , ensinando-lhes truques ou apenas incluindo-os em suas rotinas diárias, como assistir TV ou ler um livro.



compatibilidade com mulher de aries e homem de aquário

Montar um suporte para brincar em outro cômodo é uma ótima maneira de dar tempo ao seu pássaro fora da gaiola e também proporcionar uma mudança de ambiente. Há uma grande variedade de carrinhos de jogo disponível em lojas de suprimentos para animais de estimação e online, portanto, certifique-se de comprar um que seja adequado ao tamanho do seu pássaro.

Truques e conversa

Ensinar ao seu papagaio uma variedade de comportamentos também estimula sua mente, e há uma variedade de truques divertidos que os papagaios podem aprender. Se você tiver mais de um papagaio, poderá notar que os outros aprendem rapidamente os truques que você ensina ao primeiro papagaio. Os papagaios podem aprender a sacudir o pé esquerdo e o pé direito, acenar, dar mais cinco e virar-se. Algumas espécies, como conures , podem até aprender a rolar de costas.



Muitas espécies podem aprenda a falar até certo ponto, mas isso não garante que o farão. Você pode aumentar a probabilidade de seu pássaro falar conversando com ele com frequência. Fale com o pássaro enquanto você realiza sua rotina diária e conte-lhe o que você está fazendo. Faça perguntas a eles. Diga a eles o que você está alimentando. Se você quiser que seu pássaro aprenda palavras específicas, certifique-se de usar a mesma palavra ou frase todas as vezes e no contexto, ou então o pássaro aprenderá apenas a imitar palavras.

Embora alguns tipos de papagaios sejam mais propensos a falar do que outros, cada ave é única e as habilidades diferem de um papagaio para outro, mesmo dentro de uma espécie. A consistência é a chave para o treinamento, assim como a paciência. Depois que seu papagaio disser uma palavra que você está treinando para dizer, certifique-se de recompensá-lo generosamente com elogios e uma guloseima.

Cuidados básicos com papagaios

Diferentes espécies de papagaios têm necessidades únicas, mas no geral o cuidado e a alimentação de todos os tipos de papagaios atendem a diretrizes semelhantes. Possuir um papagaio é uma grande responsabilidade e você deve se familiarizar com todas as suas necessidades antes de adotá-lo como animal de estimação.



Requisitos de água

As aves devem ter acesso a água doce em todos os momentos, e as tigelas de água e de comida devem ser lavadas diariamente. É uma boa ideia manter um conjunto extra de tigelas de comida à mão para que você possa trocá-las na hora de limpar. Os papagaios tendem a deixar cair grande parte da comida na água e, às vezes, também sujam nela. Isso significa que a água deve ser trocada frequentemente durante o dia para evitar o acúmulo de bactérias nocivas.

Se achar difícil acompanhar, você pode treinar seu pássaro para beber de uma garrafa de água. Primeiro, pendure a garrafa de água na gaiola e mostre ao seu papagaio como brincar com a ponta do tubo para liberar a água. Isso pode levar algum tempo, então lembre-se de ser paciente e manter a tigela de água na gaiola até ver que seu papagaio aprendeu a usar a garrafa pendurada. Encha a garrafa com água fresca todos os dias.

Dieta e Nutrição

Muitos tipos de papagaios são mantidos em cativeiro e as necessidades nutricionais variam de acordo com a espécie, portanto, você deve pesquisar a dieta adequada para o tipo de papagaio que possui. No entanto, há uma coisa que todos os papagaios têm em comum; uma dieta baseada apenas em sementes não fornecerá ao seu pássaro todos os nutrientes de que necessita.

Os papagaios precisam de uma mistura de pellets nutricionalmente balanceados , sementes, grãos cozidos e legumes cozidos. Você também deve oferecer frutas e vegetais frescos, bem como nozes e amêndoas orgânicas, com moderação.

O que não alimentar seu papagaio de estimação

Pássaros Lóris arco-íris

Existem alguns alimentos que são tóxicos para as aves e devem ser evitados. Embora não seja uma lista completa, alguns alimentos a evitar são:

  • Chocolate
  • Café ou qualquer outra coisa com cafeína
  • Abacates
  • Sementes de maçã e sementes ou caroços de outras frutas
  • Amendoim
  • Cogumelos
  • Amendoim
  • Cebola e Alho
  • Qualquer coisa cheia de sal, açúcar ou gordura
  • Plantas venenosas

Os laticínios podem ser dados com moderação, se é que podem ser dados. Não há problema em dar ao seu animal de estimação um pedacinho de queijo de vez em quando como guloseima, mas na maioria das vezes, evite laticínios. Os sistemas das aves são não é capaz de digerir lactose . Além do tipo de alimento que você dá ao seu pássaro, tome cuidado para não alimentá-lo demais ou ele ficará obeso.

Preferências de banho

Todas as aves têm suas próprias preferências para tomar banho. Alguns gostam de ser borrifados com uma garrafa de água, enquanto outros preferem tomar banho em sua tigela de água. Outros papagaios gostam de tomar banho com seu dono. Poleiros de chuveiro estão disponíveis para compra em várias lojas de animais e online.

Observe seu pássaro e veja qual método ele prefere. O banho deve ser agradável e não visto como um castigo, por isso nunca use uma garrafa de esguicho como forma de repreender seu pássaro.

atlas ombro forte mason potes valor

Necessidades de sono

Papagaios precisam de cerca de 12 horas de sono cada noite. Algumas decisões em relação ao sono incluem cobrir um pássaro à noite, usar uma gaiola separada para dormir ou ter pouca luz para evitar pânico causado por sons ou movimentos desconhecidos no quarto. Cada decisão deve ser baseada nas preferências individuais do seu papagaio.

Cuidados de rotina com papagaios

Todos os papagaios precisam de um pouco de cuidado, além dos banhos diários.

    Aparar unhas: Dependendo do seu nível de conforto e da reação da sua ave, você poderá aparar as unhas depois de observar o veterinário fazer isso algumas vezes. Se você optar por aparar as unhas do seu pássaro, certifique-se de ter sempre pó hemostático ou outro agente coagulante disponível para estancar o sangramento se você cortar uma unha muito curta. Em caso de emergência, amido de milho ou farinha funcionarão. Aparar penas das asas:Você deveria apare as asas do seu pássaro ou não? Essa é uma escolha pessoal que você deve fazer. Consulte o seu veterinário aviário sobre este assunto porque há prós e contras em cada opção. Corte de bico: Um papagaio pode precisar ter seu bico aparado ocasionalmente, e é melhor deixar isso para o seu veterinário aviário ou tratador de pássaros profissional .

Tamanho, colocação e cuidados da gaiola

Papagaio Empoleirado Na Gaiola

É importante garantir que cada ave tenha o gaiola de tamanho correto para sua espécie . Sempre compre a maior gaiola que puder e certifique-se de que o espaçamento das barras seja apropriado. Sempre inclua uma variedade de poleiros na gaiola. Eles devem variar em tamanho e material. Os poleiros variam desde materiais ásperos como cimento, projetados para ajudar a manter as unhas dos pássaros aparadas, até madeira, corda e Poleiros de ramo de Manzanita .

Limpe a gaiola do seu papagaio regularmente e troque o papel diariamente. Coloque a gaiola em uma área da sua casa onde o seu pássaro possa se envolver nas atividades da família, mas evite espaços de transição, como corredores, que podem ser estressantes. Mantenha a gaiola longe da luz solar direta. Se a gaiola receber sol diariamente, certifique-se de que haja lugares na gaiola onde o pássaro possa ir para evitar o sol, se assim desejar.

Na natureza, as aves são expostas regularmente à luz solar natural. Em cativeiro, eles geralmente não recebem esse tipo de exposição, a menos que seus donos os levem para fora, e eles não obtêm a exposição necessária através de janelas ou telas. Para remediar esta situação, alguns proprietários fornecem às suas aves iluminação interior através de uma lâmpada de espectro total que simula a luz do sol.

Coloque a gaiola onde pelo menos um ou mais lados da gaiola estejam encostados na parede. Um pássaro pode se sentir inseguro se todos os lados da gaiola estiverem expostos. Evite gaiolas redondas com arames que se encontram na parte superior, pois os dedos dos pássaros podem facilmente ficar presos nesses espaços minúsculos.

A cozinha nunca é um bom lugar para uma gaiola porque há muitos perigos potenciais.

Finalmente, nunca compre uma gaiola usada. Não importa o quão bem você o limpe, você nunca pode ter certeza de que não há bactérias ou doenças remanescentes da ave anterior. Não vale a pena o risco.

Os brinquedos são um requisito

Os brinquedos não são um luxo; eles são uma necessidade. Os papagaios precisam de brinquedos para enriquecer o seu ambiente. Compre brinquedos de uma fonte confiável e certifique-se de que sejam do tamanho correto para o seu pássaro. Se você não tiver certeza do tamanho do brinquedo apropriado, pergunte ao seu veterinário de aves ou a um proprietário experiente de papagaios.

Brinquedos limpos regularmente. Alguns brinquedos, como os de madeira, não podem ser lavados e devem ser descartados quando ficarem sujos. Verifique regularmente os brinquedos quanto a peças soltas, cordas ou tecidos pendurados ou quaisquer outras condições inseguras.

Gire os brinquedos regularmente para manter a estimulação mental e manter o papagaio envolvido. Se um pássaro tem um brinquedo favorito, não há problema em deixá-lo lá o tempo todo. Incluir um variedade de brinquedos de diferentes tamanhos e materiais (plástico, madeira, metais seguros) e finalidades (brinquedos para os pés, brinquedos para coletar alimentos, brinquedos para atividades e brinquedos destinados à destruição).

Com o tempo, você descobrirá quais tipos de brinquedos seu papagaio mais gosta. Não desanime se o seu pássaro tiver medo de brinquedos novos ou evitar brincar com eles. Às vezes, leva dias, semanas ou até meses para um pássaro se acostumar com um novo brinquedo. Se o seu pássaro tem muito medo de um brinquedo, experimente pendurá-lo do lado de fora da gaiola até que ele se acostume.

eu não gosto da minha família

Como lidar com seu pássaro

Os papagaios podem ficar facilmente assustados e estressados ​​quando você enfia a mão dentro da gaiola ou tenta segurá-los. Eles também podem morder se estiverem com medo. A maneira correta de lidar com um papagaio é acostumá-lo lentamente com você perto da gaiola. Comece falando gentilmente e colocando as mãos fora da gaiola até que seu papagaio pareça calmo. Lentamente, estenda a mão enquanto continua a falar com uma voz calma. Se o seu papagaio ficar com medo, recue e tente novamente mais tarde. Vá no ritmo do seu papagaio.

Quando os amantes de papagaios pegam um pássaro pela primeira vez, eles começam enrolando-o em uma toalha. Certifique-se de usar uma toalha do tamanho apropriado. Isso irá ajudá-lo a embrulhar seu pássaro.

Tenha cuidado para não cobrir a cabeça do papagaio. Eles podem ficar facilmente assustados se não conseguirem ver o que está ao seu redor. A toalha deve cobrir as asas sem muito comprimento extra para evitar que o pássaro, ou você, se machuque. Segure-os suavemente e com firmeza mas não com força, pois isso pode ferir um papagaio. Absolutamente não pressione o peito, pois isso pode prejudicar sua capacidade de respirar.

Se você não tiver certeza sobre esse tipo de manuseio, pergunte ao seu aviário sabe para mostrar como fazer isso corretamente. A maioria ficará feliz em demonstrar isso a você ou em ter um membro de sua equipe para treiná-lo.

Ensinando seu papagaio a avançar

Quando seu pássaro estiver confortável com você perto da gaiola e colocando as mãos dentro, uma habilidade muito útil e fácil de ensinar é 'avançar'. Isso significa que o papagaio irá para o seu dedo, mão ou braço quando solicitado. Papagaios menores, como os periquitos, vão para o seu dedo, enquanto você vai querer usar a mão ou o antebraço para um papagaio maior, como uma cacatua ou uma arara.

Quando o pássaro se sentir confortável com você colocando as mãos na gaiola, ensine-o a Passo acima em seu dedo ou mão, colocando o dedo ou braço próximo aos pés do pássaro. Mova seu braço ou dedo suavemente contra os pés do pássaro e diga 'subir' enquanto pressiona os pés. A ideia é que a pressão do seu dedo, mão ou braço faça com que eles levantem os pés sobre você.

Você também pode ter um spray de milho ou outra guloseima, por outro lado, para incentivá-los a seguir em frente e pisar em você e recompensá-los por isso.

Segurança e Emergências

Antes mesmo de comprar seu pássaro, você deve tentar localizar um veterinário de aves . Os veterinários gerais normalmente não estão equipados para lidar com as necessidades específicas dos psitacídeos, portanto verifique com o Associação de Veterinários Aviários para encontrar um veterinário de aves perto de você.

Certifique-se de ter todas as informações do seu pássaro disponíveis para o caso de surgir uma emergência. Mantenha o número do seu veterinário aviário em um local de destaque, junto com o nome e o número de telefone de qualquer clínica de emergência fora do horário comercial. Certifique-se de perguntar ao seu veterinário o que fazer e para quem ligar após o expediente se tiver uma emergência durante esse período.

Se você passar por uma emergência, ligue imediatamente para o seu veterinário aviário. Mantenha seu pássaro o mais calmo possível para evitar choque. Manter o papagaio em um quarto escuro e silencioso pode ajudar, e é importante mantê-lo aquecido. Ouça atentamente as instruções do veterinário e tente fornecer o máximo de informações possível. O veterinário ou técnico lhe dirá o que fazer até que você chegue ao consultório.

Ter um kit de primeiros socorros é muito importante. Você pode faça o seu próprio ou compre um kit completo. Seu kit de primeiros socorros também incluirá itens necessários para os cuidados de rotina de sua ave, conforme descrito acima. Armazene o kit em um local de fácil acesso.

Transportadora de viagens

Cada ave que você possui deve ter sua própria transportadora para viagens ao veterinário e para emergências. Certifique-se de que essas gaiolas estejam sempre limpas e prontas para uso. Pratique colocar seu pássaro no transportador para que você não tenha que se esforçar quando realmente precisar usá-lo. Também é útil colocar seu pássaro na transportadora e levá-lo em viagens curtas de carro para que ele se acostume com a transportadora e não o associe apenas à ida ao veterinário.

Segurança para papagaios ao ar livre

Sempre que você levar seu pássaro para fora, certifique-se de que ele esteja usando um cabresto e uma guia feitos especificamente para sua espécie. Leva apenas um segundo para um pássaro escapar e se perder rapidamente. Mesmo os pássaros que tiveram as asas aparadas ainda podem voar se uma rajada de vento soprar, então sempre use um cabresto, não importa quanto tempo você planeja ficar ao ar livre com seu pássaro.

Fique atento aos perigos domésticos

Papagaio Cinzento Africano

Ter um papagaio é semelhante a ter um filho pequeno, pois sua casa precisa ser à prova de pássaros. Os papagaios são inteligentes, curiosos e curiosos. Embora você deva sempre supervisioná-los quando eles estão fora das gaiolas, os donos dos papagaios podem dizer que leva apenas alguns segundos para que um acidente aconteça. Felizmente, existem muitos cuidados que você pode tomar em casa para ajudar a evitar emergências.

Primeiro, certifique-se de que todas as janelas e portas estejam fechadas ou tenham telas seguras. Você também deve ter cuidado ao permitir que seu papagaio ande no chão. Isso pode ser perigoso tanto para o papagaio quanto para seu dono. Se você permitir que seu papagaio vagueie pela casa, mantenha os assentos do vaso sanitário abaixados. Você também deve supervisionar seu papagaio o tempo todo. Utensílios domésticos comuns podem causar mais danos do que se imagina. Tenha em mente que seu papagaio irá:

  • Mastigue fios e cabos elétricos
  • Esconda-se sob as almofadas do assento, atrás de almofadas ou debaixo de cobertores
  • Cair em recipientes abertos com água
  • Voe nas pás do ventilador
  • Ferir-se na cozinha com qualquer coisa, desde queimadores quentes até facas afiadas
  • Ingerir alimentos ou medicamentos não seguros deixados ao seu alcance

Evite usar panelas antiaderentes e outros produtos que contenham Teflon (ou PTFE) ou PFOA, que emitem gases que podem matar uma ave instantaneamente. Não use o recurso de autolimpeza em fornos porque isso também libera vapores perigosos. Tenha cuidado ao usar qualquer coisa com fragrância, como velas e ambientadores. Evite-os quando possível ou compre produtos que sejam seguros para uso perto de pássaros.

Mantenha seus pássaros longe de quaisquer outros animais domésticos. Deixe-os passar um tempo fora da gaiola enquanto outros animais de estimação estão trancados. Supervisione quaisquer interações entre aves de tamanhos diferentes. Mesmo pássaros de tamanho semelhante, mas de espécies diferentes (ou às vezes até da mesma espécie) podem não se dar bem e precisam ser supervisionados enquanto interagem. Pode ser necessário retirá-los em momentos diferentes.

como deixar um homem casado

Monitore quaisquer interações entre pássaros e crianças. Algumas aves ficam bem com crianças, enquanto outras têm medo de seus movimentos repentinos, vozes altas e altos níveis de atividade. Se você tem filhos, pode ensiná-los a interagir com o papagaio de maneira calma e tranquila. Há muitas crianças que desenvolvem excelentes relacionamentos e vínculos com os pássaros de estimação da família.

Doenças e problemas de saúde

Alguns dos problemas de saúde mais comuns resultam da desnutrição e da falta de exercício. Certifique-se de que seu pássaro esteja recebendo a dieta adequada, fazendo exames veterinários regulares e fazendo exercícios e sono suficientes. É fundamental que você aprenda a reconhecer o sinais de doença em seu pássaro. Se você notar algo incomum, entre em contato com seu veterinário aviário imediatamente. Em caso de dúvida, opte pela cautela e tome a decisão. As melhores maneiras de reduzir doenças são a prevenção e a detecção precoce.

Na natureza, a fraqueza atrai predadores e geralmente leva à morte. Como os pássaros ainda são criaturas selvagens com instintos naturais, eles tentarão esconder uma doença enquanto puderem. Quando uma ave mostra sinais significativos de doença, muitas vezes já é tarde demais. É por isso que é fundamental observar quaisquer alterações em seu pássaro.

Detecção precoce

A detecção precoce é uma das maneiras pelas quais os donos de animais de estimação podem reduzir as chances de doenças graves. Assim que você pegar seu papagaio, leve-o imediatamente ao veterinário de aves para uma visita de bem-estar. O veterinário garantirá que sua ave esteja saudável e não tenha nenhuma doença grave, como Doença do bico e das penas dos psitacídeos , que é altamente contagioso e fatal.

Se você tiver outras aves, certifique-se de colocar sua nova ave em quarentena por 30 a 45 dias para garantir que ela não tenha nenhuma doença oculta que possa ser transmitida a outros membros do rebanho.

Sensibilidade Pulmonar

Tenha em mente que as aves têm pulmões extremamente sensíveis. Coisas que não afetam humanos ou outros animais de estimação podem ter efeitos prejudiciais ou mortais em papagaios. Além disso, tenha cuidado ao enxugar ou prender seu pássaro. Você não quer colocar tanta pressão no peito deles que eles não consigam respirar.

Planejamento de longo prazo

Certifique-se de que seus papagaios estejam incluídos em seus planos de longo prazo e em seus planos de emergência. Dependendo da sua idade, existe a possibilidade de seu papagaio sobreviver a você. É importante colocá-los em seu testamento para garantir que eles sejam cuidados em caso de seu falecimento. Considere o que aconteceria se você ficasse doente e não pudesse mais cuidar do seu papagaio. Há alguém disposto a levar seu papagaio em caso de emergência?

Não espere até que essas situações aconteçam para ter um plano em prática. Se você precisar desistir de seu papagaio, entre em contato com um resgate ou santuário confiável para garantir que seu papagaio vá para um bom lar.

Você também deve ter planos de emergência para quaisquer desastres naturais, como inundações, tornados, furacões ou até mesmo incêndios. Isto é importante para todos os donos de animais de estimação, mas especialmente para aqueles que vivem em áreas de evacuação.

Papagaios são excelentes animais de estimação para o dono certo

Os papagaios são criaturas incríveis, lindas e inteligentes que podem ser excelentes animais de estimação. No entanto, eles exigem muito tempo, paciência e treinamento. Sim, manter essas aves dá muito trabalho, mas as recompensas são inestimáveis. Com os devidos cuidados, os papagaios podem ser ótimos companheiros para toda a vida.

Calculadora Caloria