O que é espirro reverso em cães e como você pode pará-lo?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Shih tzu na natureza

Um ataque de espirros reversos em cães pode ser muito assustador para os donos que não entendem o que está acontecendo com seus animais de estimação. Felizmente, um verdadeiro espirro reverso é um espasmo respiratório involuntário e inofensivo que deve passar após cerca de 30 segundos. Não entre em pânico e certifique-se de que seu cão esteja confortável enquanto você espera o episódio passar. Saiba mais sobre espirros reversos e o que você pode fazer para ajudar seu cão na próxima vez que isso acontecer.





Sobre espirros reversos em cães

Compreender o que está acontecendo durante um espirro reverso pode eliminar parte do medo que cerca essa ocorrência.

Artigos relacionados

Qual é a aparência de um episódio

Você já deve ter presenciado um ataque de espirro reverso em seu animal de estimação e nem percebeu o que era. Um cachorro tendo um episódio de espirro reverso parece que está engasgando e respirando rapidamente. O som é semelhante a um bufo longo, mas parece que o bufo é aspirado em vez de expelido.



Durante um desses episódios, o cão geralmente fica rígido e pode manter o pescoço e a cabeça para fora e para baixo enquanto luta para recuperar a respiração normal. O episódio geralmente termina em alguns minutos e então seu cão voltará ao normal sem efeitos nocivos duradouros.

'Espirro' é um nome impróprio

Aqui está o chute: um espirro reverso não é um espirro. Na verdade, é um reflexo de vômito faríngeo, mais recentemente conhecido como respiração paroxística inspiratória . Este é um espasmo do palato mole que normalmente é causado por algum tipo de irritante ou outro fator.



Durante um desses espasmos respiratórios, as vias respiratórias do cão ficam temporariamente estreitadas. Isso torna mais difícil para eles respirarem, embora ainda consigam respirar um pouco. Isso pode parecer assustador, mas um espirro reverso geralmente é muito mais assustador do que prejudicial.

Causas de espirros reversos

Existem muitas causas para espirros reversos em cães, e os irritantes costumam ser os principais culpados. Irritantes comuns incluem, mas não estão limitados a, os seguintes:

  • Poeira, pólen, fumaça e esporos de mofo, bem como uma alergia resultante a um desses irritantes
  • Perfumes e produtos domésticos perfumados, como velas e ambientadores
  • Limpando produtos
  • Produtos químicos em tapetes
  • Corpos estranhos (como gramado ) no nariz ou garganta
  • Presença de tumor ou massa
  • Ácaros nasais

Outras causas para esses espasmos do palato mole incluem os seguintes cenários:



  • Ansiedade ou superexcitação
  • Esforço excessivo durante brincadeiras ou exercícios
  • Infecções virais como as comuns frio
  • Coleira de cachorro pressionando contra a garganta (por exemplo, ao puxar uma coleira)

Como ajudar seu cão durante um espasmo típico

Mulher com seu cachorro

Se o seu cão está tendo um espasmo no palato mole, você não precisa fazer nada além de dar ao seu cão algum tempo para se recuperar por conta própria. No entanto, pode ser difícil assistir a um cachorro lutando durante um desses episódios, e é natural querer ajudá-lo.

Se você conseguir persuadir seu cão a engolir, isso geralmente ajudará a interromper os espasmos. Você pode fazer isso de três maneiras.

  1. Primeiro, você pode tentar suavemente acariciando a garganta do seu cachorro num movimento descendente. Deslizar a mão sobre os tecidos da garganta geralmente produz engolir. Este movimento, combinado com palavras suaves, também deve ajudar a acalmar o seu cão.
  2. Se isso não os encorajar a engolir, você pode tentar colocar os dedos sobre as narinas por apenas um ou dois segundos. A reação automática do seu cão deve ser lamber o nariz, seguida de engolir. Algumas lambidas geralmente resolverão a situação e então você poderá se soltar. No entanto, se isso não funcionar, não cubra as narinas do seu cão por um período prolongado além de alguns segundos.
  3. Finalmente, você pode tentar soprar levemente no rosto do seu cachorro. Esta explosão de ar irá assustá-los ligeiramente e deve fazer com que parem e depois engulam.

Pode levar mais alguns segundos para o seu cão se recuperar totalmente, mas essas técnicas geralmente funcionam. Se o episódio não parar dentro de 30 segundos a um minuto, pode ser mais grave e deve ser tratado por um veterinário.

Raças com maior risco de espirros reversos

Qualquer cão pode sofrer um episódio de espirro reverso, mas algumas raças correm maior risco devido à anatomia das vias aéreas. As raças braquicefálicas são propensas a ter palatos moles alongados. A principal função do palato mole é fechar momentaneamente as vias aéreas quando um cão engole. Isso evita que sólidos e líquidos passem para as vias aéreas, em vez de descerem pelo esôfago como deveriam.

Esses cães braquicefálicos têm cabeças bastante redondas e focinhos muito curtos. Devido a essa conformação, há espaço reduzido para o palato mole, que tende a se sobrepor às vias aéreas e às vezes obstruir a respiração. Em alguns casos graves, parte do palato mole deve ser removido cirurgicamente para evitar bloqueio perigoso das vias aéreas.

As raças normalmente afetadas incluem, mas não estão limitadas a, as seguintes:

Raças miniatura e de brinquedo também são mais suscetíveis de sofrer esses espasmos porque têm gargantas pequenas. Mesmo que não tenham um palato mole longo, o tecido ainda pode provocar um espirro reverso. Estas raças também são propensas a colapso traqueal , que é uma doença grave e não deve ser confundida com espirro reverso.

Quando o problema pode ser mais sério

O espirro reverso ocasional não é motivo de preocupação. No entanto, em alguns casos, pode estar associado a um problema mais sério. Se o seu cão apresentar espasmo respiratório além de qualquer um dos seguintes sintomas, consulte o seu veterinário.

  • Episódios de espirros reversos muito frequentes ou consecutivos
  • Respiração difícil
  • Chiado
  • Ofegante
  • Gengivas tingidas de azul
  • Tosse
  • Espirros frequentes
  • Corrimento nasal

Não há necessidade de temer o espirro reverso

Como você provavelmente não saberá o que causou os espasmos no palato mole do seu cão na primeira vez que testemunhar um episódio, pode ser uma boa ideia consultar o seu veterinário sobre o incidente. Eles podem aconselhar se vale a pena fazer um exame para determinar a causa ou descartar qualquer anormalidade. Em alguns casos, uma solução simples, como a introdução de um purificador de ar ou medicamento anti-histamínico , pode ser recomendado para cães que apresentam espirros reversos desencadeados por alergias. No entanto, a presença de ácaros nasais, corpo estranho ou tumor requer um tratamento mais extenso.

Se acontecer de você ter uma das raças braquicefálicas, é útil entender a extensão do palato mole alongado e se seu animal de estimação é candidato à cirurgia para aliviar o problema. Por outro lado, você pode ficar aliviado ao descobrir que seu cão não tem uma doença grave e pode aprender a lidar com esses episódios com calma.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria