13 sintomas angustiantes da tosse do canil

Os Melhores Nomes Para Crianças

Cachorro fofo com expressão triste e parecendo doente deitado no sofá

É importante que os donos de cães conheçam os sintomas da tosse do canil para procurar tratamento veterinário adequado. Sem atenção médica, algumas formas de tosse do canil podem evoluir para uma doença potencialmente fatal. Embora a tosse possa indicar vários problemas de saúde caninos diferentes, a tosse do canil apresenta um conjunto específico de sintomas.





como limpar o sofá de couro falso

O que é tosse do canil?

A tosse do canil, também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina, é uma doença respiratória altamente contagiosa que pode afetar cães de todas as idades. A infecção transmitida pelo ar se espalha quando um cão entra em contato com outro cão infectado. A condição pode ser causada por uma infecção viral ou bacteriana. Muitos tipos de vírus e bactérias podem causar os mesmos sintomas em um cão afetado.

Artigos relacionados Passeadores de cães no parque se divertindo enquanto passeavam com cães

Bordetella Bronchiseptica é a causa bacteriana mais comum de tosse do canil. Bordetella está relacionada à bactéria que causa a tosse convulsa em seres humanos. As causas virais da tosse do canil incluem o vírus da parainfluenza canina e o adenovírus-2 canino.



Sintomas de tosse do canil

Os sintomas da tosse do canil geralmente aparecem cerca de três a quatro dias após o cão ter sido exposto à infecção. Alguns cães podem não apresentar sintomas até oito a 10 dias após a exposição à doença. Cada caso de tosse do canil é único e nem todos os cães apresentam todos os sintomas da doença. Os sintomas comuns podem incluir:

  1. Uma seca persistente, tosse seca
  2. Ataques de tosse que fazem o cão engasgar e vomitar saliva
  3. Um nariz escorrendo
  4. Falta de energia e cansaço geral
  5. Problemas para dormir
  6. Perda de apetite
  7. Conjuntivite do olho com descarga
  8. Uma saliva pegajosa nos cantos da boca
  9. Febre
  10. Depressão
  11. Corrimento nasal amarelo espesso
  12. Dificuldade ao respirar
  13. Tosse produtora de catarro

Como reconhecer a tosse do canil

A tosse do canil pode assemelhar-se outras doenças. No entanto, os sintomas da tosse do canil geralmente compartilham os seguintes elementos-chave:



postagem no facebook sobre a morte de um ente querido
  • Os sintomas aparecem depois que o cão passa algum tempo com outros cães, como em um canil, creche para cães, parque para cães ou instalação de tosa.
  • A tosse persistente ocorre aleatoriamente, mas também pode ser desencadeada pelo exercício , excitação ou qualquer pressão na área do pescoço.
  • A tosse profunda e seca soa como se o cachorro estivesse com algo preso na garganta. Também pode soar como uma buzina de ganso.
  • Os ataques de tosse são altos, fortes e geralmente duram alguns minutos. Os ataques ocorrem com frequência.
  • Às vezes, ataques de tosse fazer o cachorro vomitar uma secreção branca e espumosa.

Outras condições com sintomas semelhantes

Vários problemas de saúde compartilham sintomas semelhantes aos da tosse do canil. Essas condições incluem:

Tratamento para tosse de canil

Um cão com tosse leve de canil terá tosse seca persistente, mas ainda pode estar ativo e comendo bem. Esses cães geralmente melhoram em cinco dias com cuidados de suporte e descanso, e podem se recuperar completamente em dez dias. Na verdade, casos leves de tosse do canil podem não exigir nenhum medicamento. No entanto, como a tosse do canil é tão contagiosa, é imperativo que você não permita que seu cão interaja com outros cães enquanto ele se recupera, o que significa que não há visitas a parques para cães ou mesmo passeios em público onde você possa passar por outros cães.

Em muitos casos, um cão não melhora em cinco dias e, em vez disso, desenvolve sintomas mais graves. Se não for tratada, a doença pode evoluir para pneumonia. Portanto, uma visita ao seu veterinário é sempre necessária para garantir que seu cão esteja se recuperando.



Para casos progressivos, seu veterinário pode prescrever supressores de tosse para aliviar os sintomas de tosse junto com antibióticos , especialmente se houver suspeita de infecção secundária ou se os pulmões estiverem congestionados. A maioria dos cães se recupera em três semanas com tratamento. Muitos medicamentos para tosse humana não são seguros para cães, portanto, nunca dê nenhum medicamento sem a orientação do seu veterinário.

poesia sobre a morte de uma criança

Evite a tosse do canil com precauções

A melhor forma de proteger seu cão da tosse do canil é através da vacinação. A vacina Bordetella não prevenirá totalmente a tosse do canil, mas diminuirá a gravidade dos sintomas se o seu cão for exposto à bactéria. Esta vacina é geralmente recomendada para cães que frequentam o tosador, instalações de embarque , creche ou parques para cães . Dependendo da sua área e do risco de exposição do seu cão, o seu veterinário pode recomendar a vacinação a cada 6 meses ou anualmente.

Homem segurando beagle enquanto veterinário aplica injeção

Reconheça os sintomas precocemente para manter seu cão seguro

Qualquer dono de cachorro com um cachorro que apresente o sintomas de tosse do canil ou qualquer outro distúrbio respiratório deve isolar imediatamente o animal de outros cães (dentro ou fora de casa) e depois consultar um veterinário. Um veterinário pode determinar o diagnóstico apropriado e o curso de tratamento. O tratamento precoce pode prevenir complicações graves de saúde para manter seu cão seguro e saudável.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria