Lista de 5 antibióticos comuns para cães: usos e efeitos colaterais

Os Melhores Nomes Para Crianças

foco seletivo de um cachorro e uma mão com uma pílula de tireóide para um springer spaniel.

Os cães geralmente tomam antibióticos para tratar infecções bacterianas, e muitos dos antibióticos prescritos para cães são os mesmos que são administrados às pessoas. Porém, as doses utilizadas para cães podem ser diferentes. Os antibióticos variam em sua estrutura química, e isso determina que tipo de infecções eles tratam e se matam as bactérias (bactericida) ou simplesmente retardam o crescimento bacteriano para permitir que o sistema imunológico derrote a infecção (bacteriostático). Alguns antibióticos podem ser administrados na forma de comprimidos ou líquidos orais, enquanto outros requerem uma injeção.





Os cães podem tomar penicilina?

De acordo com Sociedade Química Americana , a penicilina foi descoberta por Alexander Fleming em 3 de setembro de 1928. Foi o primeiro antibiótico e tornou-se um medicamento que salva vidas no tratamento de infecções em pessoas. As penicilinas danificam a parede celular das bactérias e também podem interferir com enzimas importantes para a síntese da parede celular. Vários antibióticos para cães estão na classe das penicilinas:

  • Amoxicilina
  • Amoxicilina-clavulanato (Clavamox)
  • Penicilina G
  • Ampicilina
  • Ampicilina-sulbactam (Unasyn)

Eficácia

A penicilina pode ser usada para tratar infecções do trato urinário, infecções ou feridas da pele e infecções do trato respiratório superior, ou como parte de um protocolo combinado para doenças hepáticas e biliares, infecções sistêmicas graves ou sepse em cães. As penicilinas são eficazes contra Estreptococo spp . , Estafilococos spp . (nem todas as penicilinas), Pasteurela spp . e algumas bactérias anaeróbicas.



Penicilinas não são eficazes contra Micoplasma spp . infecções e pode não funcionar bem para infecções da próstata, olhos, testículos ou pulmões. Em muitas infecções, as penicilinas podem ser um dos primeiros antibióticos usados ​​para tratamento antes de serem feitos mais testes ou de uma cultura ser feita.

Cuidados

Os cães podem tomar penicilinas. Contudo, qualquer antibiótico pode afectar a flora gastrointestinal normal e o tratamento pode resultar em vômito , diarréia ou falta de apetite. Ocasionalmente, os cães apresentam reações alérgicas a esses antibióticos. As penicilinas são geralmente seguras, mas em doses excessivamente altas, a neurotoxicidade ou elevação da enzimas hepáticas pode ser visto.



Fluoroquinolonas para cães

As fluoroquinolonas são uma classe de antibióticos usados ​​tanto em cães quanto em pessoas. São antibióticos bactericidas que inibir o crescimento bacteriano visando enzimas vitais para a replicação do DNA. As fluoroquinolonas estão disponíveis nas formas orais e injetáveis, e diferentes tipos estão disponíveis especificamente para cães, em comparação com aqueles usados ​​em pessoas. Os antibióticos fluoroquinolonas comuns usados ​​em cães incluem:

  • Enrofloxacina (Baytril)
  • Orbifloxacina (Orbax)
  • Marbofloxacina (Zeniquin)
  • Ciprofloxacina

Eficácia

Fluoroquinolonas são usados ​​para tratar muitas infecções bacterianas gram-negativas, incluindo aquelas com Escherichia coli , Klebsiella, ou Pseudomonas . Infecções do trato respiratório, intestinos, trato urinário e pele são frequentemente suscetíveis. As fluoroquinolonas podem atingir partes específicas do corpo que outros antibióticos não conseguem e são recomendadas para infecções da próstata, sistema nervoso central e ossos e articulações.

Em geral, esta classe de medicamentos não é eficaz contra Estafilococos spp . , Estreptococo spp . , Brucela spp . , Micoplasma spp . , Micobactérias spp . ou bactérias anaeróbicas. Além disso, muitas espécies de bactérias que são geralmente susceptíveis a estes antibióticos são desenvolvendo resistência , portanto, muitas vezes é recomendada uma cultura antes de usar uma fluoroquinolona.



coisas que começam com x para pré-escola

Cuidados

Embora possa ser tentador pedir ao seu veterinário uma receita para o medicamento mais barato ciprofloxacina, em vez das fluoroquinolonas específicas para veterinários, isso não é o ideal. Embora a ciprofloxacina possa funcionar para alguns animais de estimação, é não absorvido de forma confiável bem em cães.

Esses antibióticos podem perturbar a flora normal do trato gastrointestinal e seu uso no tratamento de cães pode causar vômitos, diarréia ou falta de apetite. Outros efeitos colaterais das fluoroquinolonas incluem danos às articulações de cães em crescimento quando usadas em altas doses, reação alérgica e, raramente, elevação das enzimas hepáticas, nervosismo e sintomas neurológicos. Ao usar um antibiótico fluoroquinolona, ​​às vezes é necessário fazer ajustes nas dosagens de outros medicamentos administrados.

Animal de estimação

Tetraciclinas para cães

Do classe de antibióticos tetraciclina , a doxiciclina é uma das mais utilizadas em cães. Está disponível em formulação genérica e vem em comprimidos, líquidos e injetáveis. Os antibióticos tetraciclinas estão em uso desde a década de 1940 e atuam interferindo na síntese protéica dos microrganismos.

Eficácia

Especialistas veterinários concordam que a doxiciclina é o antibiótico de escolha para uso em cães com doenças transmitidas por carrapatos, como Doença de Lyme , erliquiose ou anaplasmose. É frequentemente usado como parte de um protocolo no tratamento de dirofilariose , em que tem como alvo as bactérias Wolbachia spp . , uma infecção dos próprios vermes que pode contribuir para a inflamação nas vias respiratórias de um cão.

A doxiciclina pode ser usada para tratar infecções respiratórias, como tosse do canil. Também é eficaz contra leptospirose , Bartonela spp . e algumas infecções por estafilococos. A minociclina é outro antibiótico tetraciclina usado ocasionalmente.

Resistência bacteriana às tetraciclinas , incluindo a doxiciclina, é comum, e esta classe de antibióticos geralmente não é eficaz contra infecções bacterianas de Pseudomonas spp . , Proteu spp . , Serratia spp . , Klebsiella spp . e muitas cepas de E. coli .

como endereçar um envelope para uma família

Cuidados

Potencial efeitos colaterais da doxiciclina em cães incluem vômitos, diarréia, perda de apetite, elevação das enzimas hepáticas e reação alérgica. A doxiciclina não deve ser administrada com alimentos que contenham cálcio, como laticínios. Se você precisar esconder a pílula do seu cão na comida para administração, evite usar queijo ou Requeijão cremoso com este medicamento e opte por outro tipo de tratamento. Este antibiótico não é recomendado para uso durante a gravidez de uma cadela, pois podem ocorrer defeitos congênitos ou manchas dentárias ou ósseas.

Cefalosporinas para cães

Descoberta pela primeira vez em 1945, a classe de antibióticos das cefalosporinas é dividida em diferentes subclasses. As cefalosporinas de primeira a quinta geração são usadas na medicina humana, enquanto os medicamentos de primeira a terceira geração são usados ​​em cães. As cefalosporinas são bactericidas e atuam de maneira semelhante às penicilinas, atacando as paredes celulares bacterianas. Algumas cefalosporinas disponíveis para cães incluem:

  • Cefalexina (Keflex, Rilexina)
  • Cefadroxil (Cefa-Tabs, Cefa-Drops)
  • Cefazolina - uma cefalosporina injetável comum
  • Ceftiofur (Naxcel)
  • Cefpodoxima (Simplicef)
  • Cefovicina (Convenia), um antibiótico injetável de ação prolongada para cães e gatos

Eficácia

Cefalosporinas de primeira geração são úteis no tratamento de infecções bacterianas gram-positivas e algumas infecções bacterianas gram-negativas, incluindo aquelas com E. coli , Proteu , Klebsiella , Salmonela , e Enterobacter. Cefalexina e cefpodoxima são mais frequentemente usadas para tratar infecções de pele ( Staphylococcus pseudintermedius ) e infecções do trato urinário, mas não são tão úteis contra bactérias anaeróbicas quanto as penicilinas.

As cefalosporinas de segunda e terceira geração têm um espectro de atividade mais amplo com menor resistência bacteriana. Eles podem ser usados ​​durante a cirurgia e são eficazes contra uma variedade de organismos gram-positivos e gram-negativos, dependendo do medicamento específico.

Cuidados

Tal como acontece com outras classes de antibióticos, estes medicamentos podem potencialmente causar problemas gastrointestinais, incluindo vómitos, diarreia ou falta de apetite. Outros efeitos colaterais das cefalosporinas incluem reação alérgica, aumento da salivação, hiperexcitabilidade e, com doses altas, ou raramente, toxicidade renal, reações cutâneas graves, sintomas neurológicos ou alterações nas células sanguíneas. É importante falar imediatamente com seu veterinário se notar algum efeito adverso.

Nitroimidazóis para cães

Embora muitos antibióticos possam causar diarréia como efeito colateral comum, o metronidazol - também conhecido pela marca Flagyl - é um dos medicamentos mais comumente usado para tratar diarreia em cães. É um membro da classe de antibióticos nitroimidazol e é o único medicamento desse grupo normalmente usado em cães. O mecanismo pelo qual o metronidazol atua para matar bactérias e outros organismos suscetíveis não é completamente compreendido, mas ataca o DNA dos agentes infecciosos. Este antibiótico está disponível nas formas oral ou injetável.

você pode usar sabão para lavar roupas

Eficácia

Metronidazol é usado para tratar infecções por bactérias anaeróbias e certas infecções por parasitas protozoários, como Giárdia . Bactérias suscetíveis podem incluir Bacteroides fragilis , Fusobactéria spp . , e Clostrídio spp . Metronidazol também é usado para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais, infecções orais e dentárias, insuficiência pancreática ou outras infecções que causam diarréia .

Cuidados

Os efeitos colaterais do metronidazol podem incluir vômitos, diarréia, perda de apetite, letargia, fraqueza, contagem sanguínea baixa, toxicidade hepática ou sangue na urina. Raramente podem ocorrer reações cutâneas graves. Quando o metronidazol é usado em doses moderadas a altas por um longo período, seu cão pode desenvolver sintomas neurológicos, incluindo ataxia (oscilação), dificuldade para caminhar ou movimentos oculares anormais. Felizmente, esses sintomas irão parar quando o medicamento sair do sistema do seu cão. Metronidazol não é recomendado para uso em cadelas gestantes.

Rotas de administração de antibióticos

Mais comumente, os antibióticos são administrados por via oral aos cães. No entanto, nem sempre é esse o caso. Infecções leves podem ser tratadas localmente e até mesmo infecções sistêmicas podem ser tratadas por múltiplas vias. O mais comum vias de administração para antibióticos para cães incluem:

    Oralmente: pela boca; Geralmente, estes são antibióticos sistêmicos para infecções dos intestinos, trato urinário, trato respiratório , gengiva, pele, etc. Topicamente: na pele; Para infecções leves de pele, seu veterinário pode prescrever uma pomada antibiótica, como Animax, para você aplicar na camada dérmica do seu cão. Leve infecções de ouvido são frequentemente tratados com antibióticos tópicos. Ocularmente: no olho; Colírios antibióticos, incluindo tobramicina e ofloxacina, são prescritos para infecções oculares de cães . Subcutaneamente: Sob a pele; É possível que uma injeção de antibiótico funcione para tratar a infecção do seu cão. Várias classes de antibióticos estão disponíveis nesta forma. No entanto, a maioria tem ação curta, com exceção do Convenia, um antibiótico injetável comum de ação prolongada para cães. Por via intravenosa: dentro da veia; Para infecções graves, como sepse, infecção por Salmonella, etc., seu veterinário pode recomendar a hospitalização com antibióticos intravenosos.

Antibiótico injetável de ação prolongada para cães

Close da vacinação de um animal no veterinário

Cefovecina, um cefalosporina injetável mais conhecido pela marca acordado , tornou-se um antibiótico comumente usado na medicina veterinária. Como o nome da marca indica, este medicamento é altamente conveniente. A injeção única sob a pele do seu cão funcionará por até 14 dias.

Este antibiótico injetável de ação prolongada pode ser uma boa opção para cães difíceis de medicar ou para proprietários que podem não se sentir confortáveis ​​em administrar antibióticos a seus cães em casa. No entanto, não é eficaz para todos os tipos de infecções. Em geral, é utilizado no tratamento de feridas, infecções de pele, Doença periodontal , abscessos, infecções do trato urinário e infecções de tecidos moles.

Devido às suas habilidades duradouras, este medicamento permanecerá no organismo do seu cão por contanto que 65 dias . Os efeitos colaterais adversos, incluindo letargia, vômito, diarreia e reação no local da injeção, podem persistir por até 65 dias, embora a maioria dos animais de estimação tolere bem. A cefovecina é administrada com base no peso do seu cão. O medicamento é bastante caro e uma injeção para um cachorro grande pode facilmente custar mais de US$ 100. Por este motivo, é mais frequentemente utilizado em gatos e cães de pequeno porte.

Como dar antibióticos a um cachorro

Os antibióticos orais geralmente devem ser administrados com alimentos. Felizmente, uma das maneiras mais fáceis de dar ao seu cão um comprimido ou cápsula de antibiótico é escondê-lo em um pedaço de comida segura para cães . Também estão disponíveis bolsas comerciais para guloseimas que podem facilmente esconder um comprimido. São uma ótima opção para cães com alergias alimentares , como hipoalergênico variedades estão disponíveis.

No entanto, se tiver dificuldade com esse método, você pode perguntar ao veterinário prescritor se pode esmagar os comprimidos ou abrir uma cápsula para esconder melhor o sabor do comprimido. Certas formulações de antibióticos para cães podem ser aromatizadas e mastigáveis, então os cães simplesmente as aceitarão como uma guloseima.

Alguns antibióticos podem ser dispensados ​​na forma líquida (geralmente para cães menores) e devem ser injetados na boca com um conta-gotas ou seringa. Pode ser tentador misturar esses medicamentos na tigela de água do seu cão, mas isso não é recomendado, pois a dose inteira precisa ser administrada de uma só vez.

Se você acha que administrar um líquido seria menos estressante para você ou seu cão, pergunte ao seu veterinário se o antibiótico prescrito vem em suspensão líquida. Mesmo que não esteja disponível comercialmente nesta forma, é possível transformar a maioria dos medicamentos em líquido em uma farmácia de manipulação. No entanto, isso pode aumentar significativamente o preço do medicamento.

Administre antibióticos conforme as instruções

Certifique-se de terminar de dar todos os antibióticos prescritos para o seu cão e consulte o seu veterinário para verificar novamente, se isso foi recomendado. O veterinário pode precisar avaliar seu cão para decidir se um tratamento mais longo com antibióticos é necessário para eliminar a infecção. Se você acha que seu animal de estimação está apresentando efeitos colaterais devido ao tratamento com antibióticos, entre em contato com seu veterinário para discutir se é necessária uma mudança na medicação.

O dono de um animal de estimação pode dar antibióticos?

Você pode já ter antibióticos em casa quando seu cão ou outro animal de estimação estava doente. No entanto, não é uma boa ideia dá-los ao seu cão sem primeiro consultar o seu veterinário. Estes são medicamentos prescritos, portanto não devem ser administrados sem orientação médica.

Embora os cães possam suportar muitos dos mesmos antibióticos prescritos para as pessoas, elas nem sempre toleram esses medicamentos e as doses podem ser diferentes daquelas que um adulto precisaria. Diferentes tipos de infecções também podem exigir uma classe específica de antibióticos, por isso é importante que seu veterinário o aconselhe sobre a melhor forma de tratar seu animal de estimação.

Consulte o seu veterinário

Também é melhor evitar dar antibióticos ao seu cão antes de consultar o veterinário, porque esses medicamentos podem afetar os resultados dos testes que serão importantes para o seu veterinário chegar a um diagnóstico. Se o antibiótico começar a fazer efeito antes que seu animal de estimação possa ser examinado, o veterinário pode não ser capaz de dizer onde a infecção está localizada ou quão grave é a infecção. Em casos de infecção grave, geralmente é coletada uma amostra do tecido infectado ou secreção. Se um animal de estimação recebeu antibióticos antes da coleta da amostra, os resultados podem não ser precisos.

quanto tempo os gatos ficam em trabalho de parto

Preocupações com o uso excessivo

Uma preocupação final com o tratamento com antibióticos é que estes medicamentos são frequentemente utilizados em excesso, e isto pode contribuir para o desenvolvimento de resistência bacteriana . Quando os antibióticos são usados ​​de forma inadequada – por exemplo, se forem usados ​​para o tipo errado de infecção, numa dose inadequada ou por um período de tempo insuficiente – as bactérias resistentes ainda podem sobreviver e depois passarão as suas características de sobrevivência a outras bactérias. .

Estas bactérias resilientes crescerão e produzirão uma infecção mais grave que já não pode ser curada com antibióticos comuns ou baratos. O Centros de Controle de Doenças descreve muitos dos perigos da resistência bacteriana em sua página da web.

Melhores antibióticos para cães

Muitos cães precisarão tomar antibióticos em algum momento de suas vidas. Com um tratamento completo com o antibiótico apropriado, seu companheiro canino voltará ao normal em pouco tempo. Quando seu cachorro está doente , é natural querer dar-lhes algo que os faça sentir-se melhor. No entanto, é fundamental resistir a tratar o seu cão sem primeiro falar com o seu veterinário. Caso seu cão necessite de antibióticos, este tipo de medicamento pode ser usado para tratar diversos problemas médicos comuns em cães , e muitas classes e vias de administração estão disponíveis.

Calculadora Caloria