Sinais de que um cachorro está com dor de estômago

Os Melhores Nomes Para Crianças

Pom doente

Você sabe diferenciar casos simples e graves de dor de estômago em cães? Compreender a diferença pode ajudá-lo a decidir se pode tratar seu cão em casa ou se deve levá-lo ao veterinário para um exame completo.





Sobre dores de estômago em cães

Assim como as pessoas, não é incomum que um cachorro fique com dor de estômago de vez em quando. A situação geralmente não é muito séria e geralmente passa sozinha. Em outros casos, dor de estômago é sintoma de uma doença mais grave.

Artigos relacionados

Os veterinários costumam se referir a dores de estômago como um caso de gastrite. Isso ocorre porque o interior do estômago é revestido por dobras gástricas que ajudam a quebrar as partículas dos alimentos durante a digestão. Se o revestimento do estômago ficar irritado ou infectado, ocorre um caso de gastrite.



Sinais de dor de estômago

Você pode notar qualquer combinação dos seguintes sinais em um cão com dor de estômago.

  • Babando (pode ser um sinal de náusea)
  • Letargia
  • Perda de apetite
  • Abdômen sensível
  • Gás
  • Vômito
  • Temperatura acima de 101,5 Fahrenheit
  • Diarréia eventual se a condição progredir através do trato digestivo

Causas de transtorno

Dieta

Na maioria das vezes, a dieta é a causa da maioria das dores de estômago. Isso acontece por vários motivos que incluem comer muito, pouco ou muito rápido, bem como comer alimentos que o cão não está acostumado a receber, como restos de comida. Os cães são notórios necrófagos e não é incomum que um cão tenha dor de estômago como resultado de roubar comida estragada da lixeira da família. Às vezes, os cães ingerem itens não alimentares que também causam dores de estômago.



como tirar rímel à prova d'água sem removedor de maquiagem

Vírus

Se a dor de estômago parecer pior do que a média, pode haver um vírus envolvido. Vírus como parvo e corona produzem muitos vômitos e diarréia.

Outras doenças subjacentes

Em alguns casos, uma dor de estômago é um dos sintomas de uma condição médica subjacente mais grave, especialmente se acontecer com frequência. Alguns exemplos incluem:

  • Úlcera estomacal – Cuidado com sangue no vômito
  • Pancreatite - Fique atento a febre e dor abdominal extrema
  • Torção, inchaço - Fique atento a um abdômen especialmente sensível e inchado, seguido por um rápido declínio no cão

Tratamento

Seu veterinário é a pessoa mais qualificada para decidir qual tratamento seu cão pode necessitar, então não hesite em ligar para a clínica, descrever os sintomas do seu cão e ver se o veterinário acha que você deve trazer seu animal para um exame. É sempre melhor agir com cautela em vez de ignorar o que pode ser um sinal de uma condição mais séria.



Remédios caseiros

A primeira coisa que os veterinários normalmente recomendam é reter a comida por aproximadamente 24 horas. Isso dá ao estômago do cão tempo para descansar e se recuperar. Disponibilize água doce, mas disponibilize-a em pequenas quantidades com frequência. Isso evitará que seu cão encha demais o estômago e possivelmente prolongue a dor.

Às vezes, os veterinários aconselham o cuidador a dar ao animal uma dose de Pepto-Bismal ou um produto semelhante para cobrir o estômago e trazer algum alívio. Uma ou duas colheres geralmente são suficientes, mas consulte o seu veterinário para saber a dosagem apropriada, que será baseada no peso do seu cão.

Tratamentos Veterinários

Se a dor de estômago for mais grave que a média e levar a vômito e/ou diarréia , a desidratação se torna a preocupação mais imediata. Nesses casos, o veterinário examinará o cão para determinar a extensão da desidratação. Se não for muito grave, o veterinário pode optar por administrar ao cão uma injeção subcutânea de solução salina para ajudar a reidratá-lo. Se a desidratação for mais pronunciada, o veterinário administrará fluidos intravenosos e possivelmente alguns medicamentos para ajudar a aliviar o vômito e diarréia .

Forneça cuidados conforme necessário

Você conhece seu cachorro melhor do que ninguém, então confie em seus instintos quando sentir que há algo errado. Uma dor de estômago em cães pode indicar desde um simples caso de indigestão até uma doença muito grave. Consulte o seu veterinário para determinar que tipo de tratamento seu cão precisa.

como se livrar de manchas de sangue antigas
Tópicos relacionados

Calculadora Caloria